Em dezembro do ano passado, o site de vendas coletivas Groupon superou a marca de 9 milhões de usuários de seu app móvel na América do Norte. Isso representa um crescimento de três vezes em 12 meses, revelou Mihir Shah, vice-presidente para área móvel do Groupon, durante palestra no Mobile World Congress, em Barcelona, nesta terça-feira, 28. Naquele mesmo mês, 25% das vendas da empresa na região foram feitas a partir de dispositivos móveis. Em Cingapura e na Inglaterra essa participação foi de 19% e 8%, respectivamente, também em dezembro. Vale lembrar que nesses mercados o app móvel havia sido lançado poucos meses antes.
O aplicativo do Groupon permite que os consumidores busquem promoções perto de sua localização. Além disso, serve para substituir a impressão dos cupons em papel por um código de barras na tela do celular, que é lido pelo comerciante no ponto de venda.
Groupon Now
A nova aposta da empresa em mobilidade é uma ferramenta chamada "Groupon Now", disponível por enquanto em apenas 25 cidades norte-americanas. Ela permite que comerciantes criem promoções em tempo real para serem enviadas a consumidores que estejam passando perto de suas lojas. A ideia, explica Shah, é atrair público em horários de baixo movimento. Ele acredita que a ferramenta é capaz de trazer clientes em menos de 15 minutos para uma loja. Uma promoção do "Groupon Now" pode ser acionada ou desligada apertando um botão na web. O próprio comerciante define por quanto tempo dura e quantos cupons podem ser vendidos.