Mobile cloud services e parcerias têm sido um dos temas recorrentes da edição deste ano do Mobile World Congress, que acontece até a próxima quinta, 1°, em Barcelona.
Representando um dos extremos da cadeia de valor dos serviços em nuvem, o YouTube é um dos provedores over-the-top (OTTs) que criam forte uso das redes e que têm tirado o sono das operadoras. No entanto, a palavra "parceria" está na ordem do dia do serviço de vídeos do Google. De acordo com o diretor global de parcerias de games e plataforma do YouTube, Francisco Varela, a empresa tem como política partilhar informações de acesso e comportamento de usuários com parceiros para melhorar a experiência de uso de seus aplicativos e serviços.
"Agora queremos fazer parcerias com operadoras e fabricantes de aparelhos no Brasil para levar o YouTube também aos feature phones", revela Varela. As parcerias visam o desenvolvimento de aplicativos específicos e otimizações no acesso ao portal móvel, além da formatação de planos de acesso à Internet mais baratos junto às operadoras.
Segundo o executivo, dos mais de 3 bilhões de vídeos acessados na plataforma YouTube no último ano, 600 milhões de streamings foram feitos a partir de dispositivos móveis, mas a maioria desses acessos se originaram em países do Leste Europeu, Ásia e nos EUA. A expectativa é que esse cenário mude com a ampliação dos serviços do YouTube também para feature phones. "Estamos muito animados, em especial com o Brasil e a Índia. Cresceremos mais ainda nesses países com os feature phones", afirma.
Evento
Francisco Varela será o keynote speaker internacional do Congresso TV 2.0, promovido pela Converge, que acontece nos dias 15 e16 de março, em São Paulo. O evento apontará as tendências e modelos de negócio em distribuição digital de conteúdos, as oportunidades para produtores, fabricantes, emissoras e operadoras de cabo e telecom, desenvolvedores de softwares, detentores de plataformas de smart TV, fabricantes de televisores e caixas over-the-top, entre outros. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.