Linx fecha 2012 com crescimento da receita e aumento do Ebitda

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A Linx, fabricante brasileira de software para o setor varejista, divulgou nesta quinta-feira, 28, os resultados operacionais e financeiros referentes ao quarto trimestre e a todo ano de 2012. O lucro líquido da companhia no ano atingiu R$ 27 milhões, queda de 0,1% comparado aos R$ 27,1 milhões de 2011. A receita operacional líquida contabilizou R$ 230,9 milhões no ano, 25,2% superior aos R$ 184,5 milhões obtidos um ano antes.

A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) somou US$ 64,7 milhões em 2012, 14,4% acima dos R$ 56,6 milhões de 2011. O lucro caixa ajustado da companhia foi de R$ 44,8 milhões no ano, 16,3% acima dos R$ 38,5 registrados um ano antes.

No quarto trimestre, o lucro da Linx foi de R$ 6,5 milhões, o que representa um recuo de 32,9% em relação aos R$ 9,8 milhões contabilizados em 2011. A receita líquida no período foi de R$ 63,2 milhões, 11,5% maior que no mesmo período do ano anterior. A receita recorrente atingiu R$ 51,9 milhões no trimestre, com crescimento de 24,4% sobre igual período de 2011, representando 72,8% da receita operacional bruta.

De acordo com o informe de resultado, o crescimento reflete principalmente a combinação de aumento do faturamento nos mesmos clientes, através do próprio crescimento orgânico destes clientes, como, por exemplo, na abertura de novas lojas nas vendas cruzadas, que são complementares aos softwares de ponto-de-venda (PoS) e de gestão empresarial (ERP), bem como a vendas para novos clientes.

Para Alberto Menache, diretor-presidente da companhia, as conquistas obtidas no ano que passou foram resultado da continuação da estratégia de foco em sistemas de gestão para o varejo. “O ano de 2012 foi importante para que a Linx seguisse focando esforços em consolidar sua liderança em sistemas de gestão para o varejo. Seguimos no caminho de ampliar o portfólio de soluções aos clientes e na expansão para novas verticais atendidas, inclusive com a aquisição da Compacta, que nos permitiu entrar no segmento de food service. Por fim, tivemos o processo de abertura de capital que terminou em fevereiro de 2013 com uma operação extremamente bem sucedida”, explicou.

Na sexta-feira da semana passada, a Linx realizou sua oferta pública inicial de ações (IPO) na BM&FBovespa. As ações da empresa foram precificadas a R$ 27 cada, no topo da faixa indicativa sugerida pelos coordenadores da oferta, e iniciaram o pregão com alta de 12%, negociadas a R$ 30,01, e encerraram o dia valendo R$ 32, forte alta de 18,51%.

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