Empresas e instituições internacionais criam aliança para supercomputação

0

A Bull, a Agência Francesa de Energia Atômica (CEA), o Centro Nacional de Computação de Alto Desempenho da Alemanha (HLRS), a Intel e a Quadrics anunciam a formação da aliança Talos (Technologies for Advanced Large Scale Open Supercomputing, ou tecnologias para avançada supercomputação com ambiente aberto em larga escala). A associação tem como missão acelerar o desenvolvimento na Europa de soluções de computação de alto desempenho de nova geração para sistemas de computadores de grande escala.

Os cinco membros fundadores, todos grandes nomes em tecnologias de alto desempenho e simulação, bem como em servidores e infra-estruturas de processamento de dados, desejam incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias mais abertas e poderosas, criadas principalmente para infra-estruturas computacionais de larga escala e exigentes redes de servidores.

A Talos alinha-se com outras iniciativas vigentes na Europa destinadas a oferecer à região tecnologias de alto desempenho, principalmente como pano de fundo do Seventh Framework Program, lançado pela Comissão Européia neste ano.

Desde a sua concepção, a Talos foi projetada para ser aberta a novos associados que trabalharão em projetos de pesquisa europeus juntamente com os cinco membros fundadores. Os principais objetivos da aliança são responder aos desafios tecnológicos associados aos sistemas computacionais de larga escala e ao gerenciamento de grandes volumes de dados estruturados, e oferecer aos pesquisadores e ao mercado europeu vasta experiência e ferramentas de alto nível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.