Prodest inicia elaboração de Plano de Continuidade de Negócios

0

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) inicia a elaboração de um Plano de Continuidade de Negócios, que faz parte do Plano Diretor de Segurança da Informação (PDSI). O objetivo é criar mecanismos que aumentem o grau de disponibilidade dos serviços prestados pela autarquia.
Fazem parte do projeto a área técnica do Prodest e a empresa Módulo. Inicialmente, serão realizadas entrevistas com gestores para mapear as ações consideradas essenciais para fazerem parte do Plano, que está previsto para ser concluído no primeiro semestre deste ano.
O consultor Marcelo Ramos, da Módulo, considera a iniciativa fundamental não apenas para entender os impactos decorrentes de uma indisponibilidade que afete os serviços e sistemas do Prodest, mas também para priorizar ações que garantam a continuidade das atividades, sem haver prejuízos para a autarquia e os clientes. "O trabalho permitirá à instituição ter uma estratégia para gerenciar incidentes com mais eficiência. Para isso, serão feitos planos de contingência enquadrados num cenário que valoriza a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação", explica.
Com a elaboração de estratégias focadas na continuidade dos serviços, haverá um aumento na segurança de sistemas hospedados no Data Center do Prodest, inaugurado no final do ano passado. Nesse ambiente, são processadas as informações do Gestão Hospitalar (responsável por verificar a disponibilidade de leitos de urgência e emergência na rede estadual e pela ata de registro de preço de medicamentos), da Agência Virtual da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e de outros sistemas importantes para o Governo do Estado.
O presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, afirma que o Plano de Continuidade de Negócios também ajudará na estruturação de um site backup (recuperação de dados) relativo aos serviços prestados pelo Data Center. "Com mais informações sobre como agir em incidentes que podem prejudicar as nossas atividades, teremos mais condições de estruturar esse tipo de site", enfatiza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.