A Acom Sistemas, fabricante paranaense de soluções de gestão empresarial, anunciou a fusão com a iPlanner, empresa baiana especializada no desenvolvimento de sistemas de terceirização e consultoria. O negócio foi feito por meio da troca de cotas de participação societária, sem dinheiro envolvido.
Com a união das operações, a diretora da iPlanner, Ana Rita Oliveira, assume o cargo de diretora operacional do grupo Acom Sistemas, enquanto a subsidiária em Salvador fica sob comando do diretor-executivo do grupo Acom, Carlos Drechmer. Ele será responsável pela reestruturação da estratégia e dos produtos da empresa. Marcelo Gallo, diretor comercial e alianças da Acom, cuidará da expansão dos negócios na região.
As duas empresas mantinham parceria há cerca de um ano e meio. O negócio faz parte do plano de expansão da Acom traçado em 2011, que tem como meta dobrar o faturamento até 2015. Para alcançar esse objetivo, Gallo diz que a empresa manterá a estratégia de aquisição de empresas, preferencialmente por meio da troca de cotas societárias. "Planejamos fechar mais dois negócios, um até o fim deste ano e o outro em 2013", diz ele.
O executivo explica que o modelo de fusão tem como principal objetivo a retenção de mão de obra qualificada, com experiência, focada em processos de negócio em consultoria e em modelos de gestão. "A falta de recursos humanos capacitados foi a razão do nosso baixo crescimento entre 2010 e 2011", admite Gallo, ressaltando que essa foi a estratégia traçada a partir de então para o crescimento orgânico da empresa.
A meta a Acom para este ano é atingir receita R$ 9 milhões, o que, se sor confirmado, representará um crescimento de 18% na comparação anual. Já para 2013, Gallo diz que o patamar é mais ambicioso: faturar R$ 13 milhões.