Apple admite erro em propaganda do iPad e terá de enfrentar tribunal em maio na Austrália

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A Apple admitiu ter errado na propaganda do novo iPad na Austrália. A fabricante está sendo processada pela Comissão de Competitividade e Consumo do país (ACCC, na sigla em inglês) por publicidade enganosa, já que o tablet é anunciado com suporte a conexão 4G, mas, na prática, ele não é compatível com a rede móvel do país.

Nas palavras da Apple, "é necessário esclarecer" a propaganda. De acordo com o The Wall Street Journal, os advogados apresentaram a defesa com base no argumento de que os consumidores não compraram o aparelho única e exclusivamente em razão da conexão 4G. O julgamento está marcado para o dia 2 de maio.

Enquanto aguarda a corte, os juízes estabeleceram a colocação de um aviso nas lojas físicas e virtuais da Apple no país. Ele deve conter a seguinte mensagem: "Este produto suporta redes ultrarrápidas de celular. Não é compatível com a rede 4G LTE e Wi-Max atuais na Austrália". É responsabilidade da empresa também fornecer esse material a revendedores, como as operadoras de telefonia com licença para distribuir o tablet.

A compatibilidade deve chamar atenção também em outros países, conforme o lançamento do novo iPad é feito. No Japão, por exemplo, onde já esta disponível, a única operadora que vende o produto, a Softbank, não possui serviço 4G. No site da Apple, já há um aviso nesse sentido. "4G LTE é suportada apenas pela AT&T e Verizon, nos Estados Unidos, e pelas redes da Bell, Rogers e Telus, no Canadá", diz a mensagem.

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