Executivos globais usam rede social para lazer, preferem mídias tradicionais e nunca desligam o celular

    0

    Os altos executivos globais têm um apetite insaciável por informação, leem preferencialmente jornais e revistas impressas, usam redes sociais em sua maior parte para lazer e não desligam seus celulares corporativos à noite, no fim de semana ou nas férias. Estes são alguns achados da pesquisa online Decision Dynamics, realizada no quarto trimestre de 2011 pela Doremus e pelo Financial Times.

    Segundo a pesquisa, os executivos preferem fontes online que estão vinculadas à mídia tradicional (86%), enquanto 2% dizem preferir fontes digitais. Apenas 19% dos entrevistados buscam sites com opiniões políticas similares às suas, contra 25% que preferem páginas que oferecem uma variedade de pontos de vista e 55% que visitam uma combinação desses endereços.

    Os entrevistados que leem publicações tradicionais o fazem, na sua maior parte, em formatos impressos. Já os menores de 45 anos de idade se revelam mais inclinados a ler conteúdo online, embora apenas um quarto desse grupo etário mais jovem tenha nos jornais e revistas online a sua principal fonte de informação.

    De acordo com o levantamento, a preferência dos altos executivos por órgãos de comunicação impressos pode estar vinculada a uma falta de confiança na integridade jornalística online. Apenas 5% não estão preocupados com o fato de que algumas fontes online não adotam padrões jornalísticos tradicionais e práticas de checagem de fatos. Os que estão preocupados com essa questão (17%) confiam mais na mídia impressa.

    Um terço dos entrevistados acredita que padrões jornalísticos dependem da fonte, e não do meio utilizado. Estes têm o hábito de buscar fontes individuais em que podem confiar,  independentemente do meio, enquanto 44% dizem que consultam várias fontes e meios de comunicação como forma de solucionar essa questão.

    Os dados revelam que seis em cada dez executivos globais usam sites de redes sociais para o lazer, enquanto "networking profissional" é utilizada com mais frequência no trabalho. O uso de "sites de comunidade" e "social bookmarking" caiu mais de 10% em relação a 2010, em compensação o uso do Twitter aumentou 13%.

    Quanto aos dispositivos móveis, dois terços dos executivos seniores dizem que não desligam seu dispositivo de trabalho móvel quando em férias, e 63% não o desligam à noite ou nos fins de semana. Em torno de 26% dizem ter dispositivos móveis separados para negócios e lazer.

    Confira outros achados da pesquisa:

      • 65% acessam sites de relacionamento profissional;
      • 63% usam blogs;
      • 58% usam redes sociais para o lazer (contra 27% que usam profissionalmente essas redes);
      • 58% dos altos executivos usam aparelhos móveis para verificar notícias e 52% para visitar sites;
      • 82% dos proprietários de tablets usam esse dispositivo para verificação de notícias, 79% para visitas a websites, 76% para download de aplicativos e 74% para uso de aplicativos;
      • 64% dos proprietários de tablets usam seu dispositivo para compras online (contra 25% dos proprietários de celulares);
      • 39% dos proprietários de tablets usam seu dispositivo para gerenciar suas contas bancárias (contra 26% dos proprietários de celulares);
      • Apenas 9% dos dois grupos (proprietários de tablets e de celulares) relatam uso de códigos QR. 
        Leitores da mídia tradicional (% dos executivos seniores; março de 2012)
        Leitura predominante
        Tipo de Publicação Principalmente impresso Principalmente computador Principalmente Mobile / Tablet Uma combinação Não lê
        Publicações de lazer

        60%

        8%

        5%

        7%

        7

        Periódicos comerciais da indústria

        52

        18

        3

        8

        8

        Revistas de negócios em geral

        56

        14

        5

        5

        5

        Jornais

        51

        14

        7

        Fonte: Doremus / Financial Times, Mar/2012

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.