Os altos executivos globais têm um apetite insaciável por informação, leem preferencialmente jornais e revistas impressas, usam redes sociais em sua maior parte para lazer e não desligam seus celulares corporativos à noite, no fim de semana ou nas férias. Estes são alguns achados da pesquisa online Decision Dynamics, realizada no quarto trimestre de 2011 pela Doremus e pelo Financial Times.
Segundo a pesquisa, os executivos preferem fontes online que estão vinculadas à mídia tradicional (86%), enquanto 2% dizem preferir fontes digitais. Apenas 19% dos entrevistados buscam sites com opiniões políticas similares às suas, contra 25% que preferem páginas que oferecem uma variedade de pontos de vista e 55% que visitam uma combinação desses endereços.
Os entrevistados que leem publicações tradicionais o fazem, na sua maior parte, em formatos impressos. Já os menores de 45 anos de idade se revelam mais inclinados a ler conteúdo online, embora apenas um quarto desse grupo etário mais jovem tenha nos jornais e revistas online a sua principal fonte de informação.
De acordo com o levantamento, a preferência dos altos executivos por órgãos de comunicação impressos pode estar vinculada a uma falta de confiança na integridade jornalística online. Apenas 5% não estão preocupados com o fato de que algumas fontes online não adotam padrões jornalísticos tradicionais e práticas de checagem de fatos. Os que estão preocupados com essa questão (17%) confiam mais na mídia impressa.
Um terço dos entrevistados acredita que padrões jornalísticos dependem da fonte, e não do meio utilizado. Estes têm o hábito de buscar fontes individuais em que podem confiar, independentemente do meio, enquanto 44% dizem que consultam várias fontes e meios de comunicação como forma de solucionar essa questão.
Os dados revelam que seis em cada dez executivos globais usam sites de redes sociais para o lazer, enquanto "networking profissional" é utilizada com mais frequência no trabalho. O uso de "sites de comunidade" e "social bookmarking" caiu mais de 10% em relação a 2010, em compensação o uso do Twitter aumentou 13%.
Quanto aos dispositivos móveis, dois terços dos executivos seniores dizem que não desligam seu dispositivo de trabalho móvel quando em férias, e 63% não o desligam à noite ou nos fins de semana. Em torno de 26% dizem ter dispositivos móveis separados para negócios e lazer.
Confira outros achados da pesquisa:
- 65% acessam sites de relacionamento profissional;
- 63% usam blogs;
- 58% usam redes sociais para o lazer (contra 27% que usam profissionalmente essas redes);
- 58% dos altos executivos usam aparelhos móveis para verificar notícias e 52% para visitar sites;
- 82% dos proprietários de tablets usam esse dispositivo para verificação de notícias, 79% para visitas a websites, 76% para download de aplicativos e 74% para uso de aplicativos;
- 64% dos proprietários de tablets usam seu dispositivo para compras online (contra 25% dos proprietários de celulares);
- 39% dos proprietários de tablets usam seu dispositivo para gerenciar suas contas bancárias (contra 26% dos proprietários de celulares);
- Apenas 9% dos dois grupos (proprietários de tablets e de celulares) relatam uso de códigos QR.
Leitores da mídia tradicional (% dos executivos seniores; março de 2012) Leitura predominante Tipo de Publicação Principalmente impresso Principalmente computador Principalmente Mobile / Tablet Uma combinação Não lê Publicações de lazer 60%
8%
5%
7%
7
Periódicos comerciais da indústria 52
18
3
8
8
Revistas de negócios em geral 56
14
5
5
5
Jornais 51
14
7
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–
Fonte: Doremus / Financial Times, Mar/2012