A Huawei divulgou nesta segunda-feira, 28, o Relatório Anual de 2021, que revela que a empresa manteve operações sólidas ao longo do ano passado. De acordo com o relatório, a Huawei alcançou CNY 636,8 bilhões (US$ 99,88 bilhões) em receita em 2021 e CNY113,7 bilhões (US$ 17,83 bilhões) em lucro líquido, um aumento de 75,9% ano a ano. Os gastos com P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da empresa atingiram CNY142,7 bilhões (US$ 22,38 bilhões) no ano passado, o que representa 22,4% da receita total. Nos últimos 10 anos, os gastos totais com P&D somam mais de CNY845 bilhões (US$ 132,54 bilhões) e a Huawei planeja aumentar continuamente o investimento no futuro.
Em 2021, a unidade de negócios de operadoras da Huawei gerou CNY 281,5 bilhões (US$ 44,15) em receita e ajudou companhias de todo o mundo a implantar redes 5G líderes. De acordo com os resultados de testes realizados por terceiros, as redes 5G construídas pela Huawei para clientes em 13 países, incluindo Suíça, Alemanha, Finlândia, Holanda, Coreia do Sul e Arábia Saudita, oferecem a melhor experiência do usuário. Ao trabalhar com operadoras e parceiros, a Huawei assinou mais de 3.000 contratos comerciais para aplicações industriais do 5G. Atualmente, essas aplicações 5G são usadas comercialmente em larga escala em setores como manufatura, minas, siderúrgicas, portos e hospitais.
Graças às contínuas tendências de transformação digital, os negócios corporativos da Huawei também cresceram rapidamente, gerando CNY102,4 bilhões (US$ 16,06 bilhões) em receita em 2021. No ano passado, a Huawei lançou 11 soluções baseadas em cenários para setores-chave como governo, transporte, finanças, energia e manufatura. A empresa também estabeleceu diversas equipes dedicadas, incluindo um time para Minas de Carvão, um para Estradas Inteligentes e um para Alfândegas e Portos, para combinar recursos de forma a atender com mais eficiência às necessidades de seus clientes. Mais de 700 cidades e 267 empresas da Fortune Global 500 escolheram a Huawei como parceiro de transformação digital e a companhia agora trabalha com mais de 6.000 parceiros de serviços e operações em todo o mundo.
A unidade de negócios de consumo da Huawei concentrou-se nos desejos e necessidades dos consumidores para construir um ecossistema global para uma era inteligente e totalmente conectada, como parte da estratégia Seamless AI Life da empresa para consumidores em todo o mundo. Essa unidade gerou CNY 243,4 bilhões (US$ 38,17 bilhões) em receita em 2021 e continua a ver um crescimento constante nas vendas de wearables inteligentes, telas inteligentes, fones de ouvido sem fio e Huawei Mobile Services (HMS). Em particular, os segmentos de telas inteligentes e wearables tiveram um crescimento de 30% na comparação ano a ano. No total, o HarmonyOS foi usado em mais de 220 milhões de dispositivos Huawei no ano passado, tornando-se o sistema operacional para dispositivos móveis que mais cresceu no mundo.
Durante o ano passado, a Huawei também se concentrou na construção dos ecossistemas openEuler, MindSpore e HarmonyOS com base nos princípios de colaboração aberta e crescimento compartilhado. Atualmente, mais de oito milhões de desenvolvedores usam plataformas abertas, software de código aberto e ferramentas de desenvolvimento da Huawei para explorar novos cenários e modelos de negócios.