A plataforma de benefícios Dotz anunciou os resultados financeiros do 4º trimestre de 2022 (4T22) com um crescimento anual de 21,5% no faturamento total da empresa, que atingiu R$ 289,7 milhões em 2022. Destaque para contribuição positiva dos segmentos de Loyalty, que aumentou 20%, e TechFin, com alta de 63% — evolução que recebeu impulso com a compra da Noverde, gerando R$ 13,6 milhões de impacto nesse resultado em apenas 5 meses. O que concretizou a estratégia de evolução da empresa, passando de um programa de fidelidade para uma plataforma de engajamento completa.
O lucro bruto da companhia totalizou R$ 124,3 milhões no ano, um crescimento de 12,7% em relação a 2021, e a receita líquida, antes de resgates, aumentou 22,5% na mesma comparação. "A sólida margem bruta de 44%, a posição de caixa relevante e os movimentos realizados para readequação de investimentos nos colocam numa posição confortável para realizar o breakeven em 2023", explica Roberto Chade, CEO da Dotz.
O executivo destaca que, ao final de 2022, a companhia alcançou 54,2 milhões de clientes cadastrados em sua base e isso reforça o diferencial de custo de aquisição negativo, "que aliado à nossa rede de parceiros, omnicanalidade, marca e moeda forte, produz todos os elementos necessários para a monetização serial. Logo, o faturamento médio por usuário também cresce, atingindo o patamar de R$ 37,7 em dezembro de 2022, 23% maior que no mesmo período do ano anterior", afirma Chade.
No segmento de Loyalty, a empresa conquistou sete novas parcerias em 2022, atingindo um valor R? 18,8 bi em GMV (Gross Market Value) ou Volume Bruto Transacionado potencial no Varejo. Esse indicador, capturado na plataforma GDO (Ganhe Dotz Online), área de marketplace da companhia, atingiu R? 305,9 milhões no ano. Valor que teve retração de 10%, mas foi parcialmente compensado pelo crescimento do take rate, ou taxa de serviço, impulsionado pela maior diversificação da base de parceiros na plataforma GDO, de 8,1%.
Em TechFin, o maior destaque foi a aquisição da Noverde, concretizada ainda no 3T22. Desde a aquisição (ago/22) foram originados R$ 100 milhões em créditos e 33 mil contratos, sendo 30% originado na base de clientes Dotz.