Games de futebol não são populares apenas no PC e nos consoles de videogames, mas também nas telas de celulares. Dois deles, um criado pela Gameloft e outro pela Tectoy Mobile, estão entre os finalistas da categoria de games no Prêmio Tela Viva Móvel. Outra tendência forte nesse segmento é a popularidade dos títulos com marcas fortes, como personagens de filmes e de desenhos animados. Não à toa um jogo com o Bob Esponja desenvolvido pela Glu Mobile é o terceiro finalista nessa categoria.
"Real Football 2009", da Gameloft, está entre os dez mais vendidos pela empresa no mundo e entre os cinco mais no Brasil. O game dá a oportunidade aos jogadores de comandar mais de 200 equipes de todo o mundo em seis ligas diferentes. Cada usuário pode montar suas próprias equipes, definir táticas e jogadores preferidos e duelar contra potências do futebol mundial em grandes estádios. O jogo faz parte de uma nova série em alta definição da Gameloft, com inteligência artificial e processador 3D mais avançado. Os usuários podem ainda importar seus times personalizados criados e treinados no Real Football Manager Edition 2009. E um detalhe importante: é possível utilizar modo multijogador em tempo real, via Bluetooth.
"5-3-3 São Paulo F.C.", criado pela TecToy Mobile, foi o primeiro jogo para celular que representou oficiamente um clube de destaque do futebol Brasileiro. O jogo, cuja interação se dá através de apenas um botão, simula momentos especiais de uma partida de futebol: cobranças de falta, escanteio e de pênaltis. A equipe que ataca é sempre a equipe são-paulina. Avatares têm habilidades diferentes de chute. A meta imediata é simples: botar a bola para dentro do gol. A evolução no modo carreira, no entanto, visa a um objetivo maior: a conquista de todos os 11 (5+3+3) mais importantes campeonatos vencidos pelo clube paulistano a fim de liberar o uso do avatar Rogério Ceni. Cada título conquistado libera a imagem da respectiva taça. O jogo figurou entre os títulos mais baixados de 2008, terminando o ano com mais de 15 mil downloads, resultado ainda mais destacado levando-se em consideração a restrição do público alvo.
O jogo do Bob Esponja criado pela Glu contou com uma campanha de marketing com cinco inserções diárias na TV (canal Nick) durante um mês. O sucesso da ação motivou a Viacom/MTV, dona da marca do personagem, a repeti-la com outras operadoras na América Latina, totalizando três ações em 2008. O jogo do Bob Esponja foi um dos games brasileiros de maior distribuição na América Latina.
Votação
Caberá aos leitores das publicações TELETIME, TELA VIVA, TI INDIDE e PAY-TV NEWS, tanto impressas quanto online, a escolha do vencedor entre esses três finalistas. Para tanto, basta votar no seu case preferido no site http://www.telavivamovel.com.br
A votação está aberta até o dia 10 de maio. Os vencedores serão conhecidos durante a oitava edição do Tela Viva Móvel, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
O prêmio Tela Viva Móvel é o primeiro do gênero no Brasil, dedicado a reconhecer os melhores cases e empresas do setor de telefonia celular nas áreas de entretenimento e mobile marketing durante o ano de 2008. Houve mais de 130 inscrições nas 13 categorias. Os finalistas foram escolhidos por um júri formado por jornalistas especializados. Os vencedores serão definidos por meio de voto popular entre os leitores das publicações da Converge Comunicações.
- Prêmio Tela Viva Móvel