Após 20 anos, Justiça dos EUA encerra ação judicial da Novell contra Microsoft

0

Depois de 20 anos, a Suprema Corte dos EUA encerrou uma ação judicial na qual a Novell acusava a Microsoft de sonegar informações essenciais sobre o Windows 95 e prejudicar o lançamento de uma versão de seu processador de texto WordPerfect compatível com o novo sistema operacional. Os juízes rejeitaram a apelação da Novell e o pedido de aplicação da lei antitruste decorrente da predominância do sistema operacional da Microsoft.

À época a Novell acusou a Microsoft de conduta anticoncorrencial durante o desenvolvimento de seu sistema operacional Windows 95, em 1994. Ela alegava que, no final do processo de implantação, a Microsoft havia retido componentes de software conhecidos como extensões de "namespace" para que os desenvolvedores concorrentes pudessem fazer seus programas de funcionar sem problemas no Windows. Isso, ainda segundo a empresa, retardou o desenvolvimento do WordPerfect, que representava uma ameaça para o MS-Word.

Um tribunal federal de apelações em Denver, no Colorado, já havia entendido que "a lei antitruste raramente impõe às empresas — mesmo às empresas dominantes — o dever de lidar com seus rivais". A decisão foi confirmada pela corte federal.

A Novell, agora parte da empresa Wizard Parent LLC, argumentou na apelação que a Microsoft "fez seu próprio sistema operacional menos atraente para os consumidores, a fim de esmagar a concorrência e proteger seu monopólio".

A Microsoft, por seu lado, se defendeu dizendo que maus negócios e más decisões foram os motivadores do WordPerfect ter caído na preferência dos consumidores. O detalhe é que a Novell tinha planos de oferecer uma suíte de aplicativos. Para isso ela fundiu-se com a WordPerfect Corp., comprou a planilha eletrônica Quattro Pro da Borland, mas os planos deram errado quando ela se deparou no mercado com o Office 95 da própria Microsoft. Incapaz de concorrer com a gigante do software, a Novell vendeu o WordPerfect para a Corel por US$ 170 milhões, depois de ter gasto US$ 1,2 bilhão na fusão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.