A Amazon.com divulgou resultado surpreendente para o primeiro trimestre, impulsionado pelo de crescimento na sua divisão de serviços de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS).
A varejista online anunciou nesta quinta-feira, 28, lucro líquido de US$ 513 milhões (US$ 1,07 por ação), revertendo prejuízo de US$ 57 milhões (menos US$ 0,12 por ação) em igual período do ano passado, e superando os US$ 482 milhões obtidos no quarto trimestre de 2015, o seu melhor trimestre de anos anteriores.
As receitas subiram 28%, para US$ 29,13 bilhões. A receita total superou própria previsão da Amazon, de US$ 26,5 bilhões a US $ 29 bilhões, e expectativa de receita de U$ 27,9 bilhões dos analistas.
As receitas da Amazon Web Services aumentaram 64%, totalizando US$ 2,57 bilhões, ante US$ 1,57 bilhão registrado ano atrás. O lucro operacional da divisão de nuvem, antes da remuneração baseada em ações, aumentou para US $ 716 milhões contra US$ 265 milhões um ano antes.
O CEO da Amazon, Jeff Bezos, disse durante teleconferência com analists que espera que as receitas da AWS cheguem a US $ 10 bilhões neste ano, mesmo com a forte concorrência em serviços de nuvem da Microsoft e do Google.
Para o atual trimestre, a Amazon espera que a receita fique entre US$ 28 bilhões e US$ 30,5 bilhões, o que, se confirmado, representará um aumento entre 21% e 32% na comparação com um ano atrás.
As ações da Amazon tiveram um aumento de 40% em relação ao ano passado e saltaram 12,52% no after-hours trading, negociação após o fechamento da Nasdaq, cotadas a US$ 677,40.
Embora Wall Street venha apostando nos papéis da empresa, que tem trazido consistentemente bilhões de dólares em novas vendas a cada trimestre, ela ainda deu retorno esperado com seus produtos e a expansão e aluguel de seus depósitos. A Amazon continua a construir novos depósitos e a simplificar as operações de transporte e logística, inclusive a realização de várias de suas entregas por caminhão e avião. Ela também está trabalhando para trazer novos membros ao seu serviço de entrega ilimitado Prime e ao pacote de serviços Amazon Prime Video, de conteúdo de TV, que será oferecido como uma assinatura mensal.