Seis tendências tecnológicas que merecem atenção

0

A ciência nunca fica parada. Nos últimos anos, assistimos ao progresso da tecnologia rumo ao que existe de mais avançado em termos de ferramentas, sistemas e inteligência. Com base nesse cenário, listamos as principais tendências tecnológicas que merecem ser acompanhadas de perto pelas companhias:

1) Conectividade CAD – Você consegue imaginar a Era Digital sem mídia social? Essa conectividade instantânea e o fluxo imediato de interações moldaram nossa paisagem social, cultural e até política. A cultura de compartilhamento e troca se espalhou fortemente pelo mundo da tecnologia e chegou até a área de Design, possibilitando que designers e engenheiros de Computer Aid Design (CAD) possam ter acesso às mesmas informações, em tempo real. O espírito de agrupar esforços e compartilhar descobertas no desenvolvimento de projetos, com redes de suporte peer-to-peer, assistência e pensamento coletivo, tem transformado o trabalho conectado e em equipe em uma tendência chave no Design.

2) Inteligência Artificial – Nossos dispositivos inteligentes atuais são apenas a ponta do iceberg da Inteligência Artificial. Ações como pedir para um assistente virtual apagar as luzes de nossas casas pode ser hoje apenas uma novidade divertida, mas a IA caminha rapidamente para estar presente nos eletrodomésticos em nossos lares. A Inteligência Artificial moderna usa análise prescritiva, dados e automação para aumentar a eficiência de dispositivos e processos. Além de chegar a nossas salas de estar, essa tecnologia está se tornando comum em quase todas as áreas, desde mecanismos de busca a finanças e carros, e exigindo das empresas o uso de soluções de alta tecnologia que permitam a incorporação desses avanços em seus produtos.

3) Blockchain – Robusta rede digital que fornece a principal estrutura do Bitcoin, a tecnologia Blockchain expandiu-se para muito além do seu propósito inicial. Grandes empresas já estão experimentando essa tecnologia para solucionar os desafios de negócios e para explorar novas oportunidades de negócios disruptivas. Indústrias que buscam usar criptomoedas peer-to-peer para cortar intermediários onerosos e bancos tradicionais têm se posicionado como exemplos de sucesso. A tecnologia Blockchain está sendo também aplicada para fornecer também rastreabilidade à prova de violação e transparência às cadeias de suprimentos. Já existem empresas que utilizam Blockchain para rastrear contêineres enquanto se movem por portos e alfândega em todo o mundo, enquanto outras companhias rastreiam itens alimentícios de seus milhares de fornecedores, conseguindo resolver questões sobre a origem dos produtos em questão de segundos.

4) Internet das Coisas (IoT) – A tecnologia interconectada tem sido a grande tendência dos últimos anos. Massas de dados compartilhados estão revolucionando a vida moderna, dos semáforos às entregas de novos medidores elétricos inteligentes no Reino Unido – produtos que devem estar em todos os lares dessa região até 2020. O uso de tecnologia responsiva, orientada por dados e que opera conforme demanda, aumentou exponencialmente nos últimos 12 meses. Da mesma forma, a adoção de soluções inteligentes com foco em mais eficiência econômica e ambiental está crescendo rapidamente e se espalhando por todos os setores, inclusive na arquitetura de cidades. Com isso, o desenvolvimento de dispositivos IoT move o mercado para direções diferentes, exigindo novas capacidades e tecnologias que permitam o desenvolvimento da próxima onda de dispositivos e das novas cidades inteligentes.

5) Edge Computing – O avanço dos dispositivos de IoT e de tecnologias imersivas estão levando o processamento de informações ao limite, com aumento significativo no uso de computação de ponta. Em termos gerais, a Edge Computing representa o local físico onde as coisas e as pessoas se conectam com o mundo digital em rede, onde produzem ou consomem informações. Esses dados são processados na borda de uma rede, em vez de serem enviados para a Nuvem ou um data center. O benefício? Economia de tempo, prevenção de problemas de latência e rapidez na execução. Além disso, essa tecnologia permite o aprendizado de máquina. Carros inteligentes, autônomos e conectados? Essa é a Edge Computing em ação. Embora as preocupações sobre os custos de Nuvem, travamentos e segurança continuem existindo, a computação de borda está aprimorando, com eficiência e praticidade, o método atual de armazenamento de dados. Existem soluções de mercado voltadas para IIoT (Industrial IoT) que conseguem conectar aplicativos e Edge Computing, aumentando o desempenho, a satisfação do cliente e a capacidade de resposta em tempo real.

6) CAD 3D – O design abraçou a terceira dimensão há algum tempo. Plataformas de desenho 3DEXPERIENCE permitem que os usuários possam conceituar, projetar e testar totalmente os produtos de modo virtual, na tela do computador, com precisão e resultados realistas. No último ano, a demanda por precisão, eficiência e funcionalidade aumentou e, com isso, as construções de protótipos 3D dispararam. Essa nova forma de projetar e testar transforma a forma como os produtos são desenvolvidos, produzidos e gerenciados, incentivando a inovação social, ampliando as possibilidades de aprimorar o mundo real por meio do mundo virtual e permitindo que as empresas criem experiências inovadoras para seus clientes.

Vivemos uma era de avanços rápidos. O desafio para as empresas é estarem atentas às principais tendências de tecnologia que podem transformar seus modelos de negócios e promover as mudanças estratégicas necessárias em seus ambientes, antecipando-se e posicionando-se à frente

Mario Belesi, diretor de SOLIDWORKS da Dassault Systèmes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.