A Intel confirmou nesta terça-feira, 28, que comprou a unidade de negócios de sistema de localização por satélite (GPS) da ST-Ericsson, joint venture entre a fabricante sueca de equipamentos de rede e a fornecedora suíça de chip STMicroelectronics, que está em processo de dissolução. A informação é do blog de tecnologia All Things Digital.
Embora nenhuma das empresas tenha revelado o valor do negócio, a ST-Ericsson disse que os recursos obtidos com a venda vão reduzir as necessidades de caixa anuais da joint venture em aproximadamente US$ 90 milhões. Vale lembrar que a empresa acumulava prejuízo desde 2009, quando iniciou as operações. Em março deste ano, a parceria foi desfeita após a desistência da STMicro em manter o negócio. Essa cisão causou prejuízo de US$ 450 milhões à fabricante de chips, e ao todo, 1,6 mil funcionários da joint venture foram demitidos.
Segundo a publicação, a compra ajudará a Intel na expansão de suas ofertas em mobilidade, acirrando a competitividade com a Qualcomm, que possui ativos de GPS muito fortes no mercado. Esta é a primeira aquisição da Intel sob o comando do novo CEO Brian Krzanich, que assumiu o cargo no início do mês em substituição à Paul Otellini.