O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba anunciou nesta quarta-feira, 28, que investirá US$ 249 milhões na aquisição de 10,4% de participação na Singapore Post (SingPost), administradora dos serviços postais de Cingapura, como forma de expandir seu negócio de logística e ingressar em novos mercados no exterior. Segundo o jornal New York Times, as empresas também negociam a criação de uma joint venture voltada para o segmento de logística para comércio eletrônico no Sudeste da Ásia e em outros mercados.
Conforme os termos do acordo, o Alibaba comprará 30 milhões de ações ordinárias em tesouraria da SingPost e cerca de 190 milhões de novas ações ordinárias por um preço de US$ 1,42 dólares a ação, o que representa um desconto de cerca de 8% em relação ao preço dos papéis da empresa no fechamento do pregão da última terça-feira, 27.
Ao adquirir participação no serviço postal de Cingapura, o Alibaba espera expandir seus negócios não só no Sudeste Asiático, mas nos outros 13 países onde a SingPost tem operações regionais. Para a SingPost, o acordo também é uma grande oportunidade de expandir seu negócio de e-commerce, que já representa cerca de um quarto de sua receita. A administradora dos serviços postais de Cingapura tem como principal acionista a Singapore Telecommunications, que detém 26% de participação, que por sua vez é detida majoritariamente pelo fundo de investimento estatal Temasek Holdings.
"Por meio dessa colaboração, esperamos criar benefícios concretos para os nossos compradores estrangeiros e vendedores, melhorando a experiência do usuário e proporcionando maior acesso a um conjunto de soluções de logística de e-commerce internacionais", declarou Daniel Zhang, diretor de operações do Alibaba, em um comunicado.