Justiça nega recurso à Apple para não ser monitorada, após caso de fixação de preços de e-books

0

Um tribunal federal de apelações rejeitou o recurso da Apple nesta quinta-feira, 28, para não ser submetida a um monitoramento externo para assegurar o cumprimento das leis de defesa da concorrência, depois de a empresa ter sido considerada culpada em 2013 de conspirar com cinco editoras para fixar preços de livros eletrônicos (e-books).

Em 2013, Michael Bromwich, um ex-inspetor-geral do Departamento de Justiça dos EUA, começou a analisar as políticas de conformidade antitruste da Apple seis dias depois de ser nomeado pela juíza distrital Denise Cote. Ele responsabizou a empresa de conspirar para a fixação de preços de e-books.

Bromwich acusou também a empresa de dificultar o andamento da investigação para ganhar tempo. Em um documento arquivado na Corte Federal de Manhattan, ele disse que teve "acesso muito restrito" em relação a monitoramentos anteriores em outras empresas. A declaração foi anexada um resumo legal do Departamento de Justiça, mas a Apple disse que era evidência de sua parcialidade no caso. Monitores são extensões dos tribunais e têm o dever de ser independentes.

Na época, a Apple alegou que Bromwich iniciou o trabalho prematuramente e de ter sido muito intrusivo, pedindo reuniões com executivos de alto escalão e membros do Conselho de Administração da empresa, além de ter cobrado US$ 1,1 mil por hora de serviço. A Apple alegou ainda que as atividades do monitor poderiam interferir na capacidade da empresa de desenvolver novos produtos.

Desqualificação injustificada

O Segundo Circuito do Tribunal de Apelações de Nova York decidiu que o papel de Bromwich foi "apropriadamente restrito", mas ressaltou que a Apple poderia continuar a fazer objeções em tribunal de primeira instância, se ela acredita que ele ultrapassou seus limites. No ano passado, a corte de apelações havia concedido à fabricante uma "suspensão administrativa" da ordem judicial nomeando Bromwich, enquanto buscava permissão para uma suspensão mais longa.

Apesar de manter Bromwich na monitoria, o Segundo Circuito teceu críticas ao resumo apresentado por ele em 2013, dizendo que o documento era "o oposto das melhores práticas exigidas de um monitor nomeado pela corte". Entretanto, o tribunal não considerou sua postura tão grave a ponto de justificar a sua desqualificação.

Em uma decisão de fevereiro de 2014, o Segundo Circuito esclareceu o papel de Bromwich, dizendo que ele foi autorizado a solicitar entrevistas e documentos da empresa para garantir que ela possui políticas para prevenir futuras violações antitruste e que os altos executivos e membros do Conselho de Administração devem estar conscientes disso.

Nesta quinta-feira, o juiz Jesse Furman, membro do Segundo Circuito, disse que a Apple deixou de seguir o processo estabelecido pela juíza Denise Cote para mediar disputas entre a empresa e o monitor. "Em vez disso, a empresa, em grande parte, permitiu que o relacionamento entre eles se deteriorasse, sem comunicar o tribunal", escreveu Furman em seu despacho.

Entenda o caso

Em abril de 2012, o Departamento de Justiça dos EUA processou a Apple e cinco editoras, acusando-as de trabalhar juntas para elevar os preços de e-books. Em julho do ano passado, a juíza Denise Cote decidiu que a empresa era responsável por conluio com as editoras para barrar concorrentes como a Amazon.com na venda de e-books.

Quase três dezenas de Estados e territórios dos EUA se juntaram em uma ação coletiva contra a Apple em nome de seus consumidores, enquanto consumidores individuais em outros Estados entraram com processos. Os denunciantes buscam até US$ 840 milhões em danos para os consumidores de e-books. O julgamento para determinar a soma tem sido constantemente adiado devido a recursos da Apple no tribunal de apelações. Com informações de agência de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.