O papel das Telcos na era do cloud computing

0

Cloud computing se constitui, cada vez mais, como um espaço de oportunidades para empresas de diversas indústrias. É claro que estamos saindo da era do PC (toda a informação armazenada e disponível em um só lugar) para entrar na era Cloud (informação que se move e que pode ser acessada por intermédio de qualquer dispositivo). E durante toda esta transição, muitos fornecedores de TI começam a ver as vantagens da nuvem não só para os negócios, mas também para os consumidores. De uma maneira ou de outra, todos vamos entrando em contato com a nuvem, embora muitas vezes não damos conta que já estamos nela há algum tempo (por exemplo, os usuários do Facebook, Hotmail ou Gmail). O certo é que não é apenas um modelo destinado para as empresas armazenarem informações, a nuvem tem muito mais para oferecer.

Neste contexto de evolução, a grande questão é quem levará a nuvem para o próximo nível? E para responder a esta pregunta, alguns olhares começam a cair sobre as empresas de telecomunicações, porque talvez elas, pela diversidade de sua oferta, que faziam sua orientação para a conectividade e sua relação com os clientes, tanto corporativos como usuários finais, sejam as que darão o ponta pé inicial para que o cloud computing avance de forma massiva.

Hoje vemos como avança a portabilidade numérica e como as ofertas das companhias são semelhantes. Por isso, as empresas de telecomunicações estão começando a analisar sua relação com o cliente e a possibilidade de oferecer serviços de valor agregado complementares à telefonia e a conectividade. Cloud Computing se apresenta como uma excelente opção para as empresas e por que não, em um futuro próximo, para os consumidores da América Latina. As PME’s, por exemplo, encontraram neste modelo a possibilidade de armazenar sua informação on demand sem ter que investir em infraestrutura própria ou em recursos de TI dedicados para gerir. Na verdade, na região já existem empresas de telecomunicações que oferecem este serviço junto com a possibilidade de entregar aos usuários destes escritórios virtuais PME, simplificando ainda mais a sua infraestrutura de TI. A virtualização da área de trabalho permite obter benefícios relacionados ao controle dos custos, uma melhor experiência do usuário, e com maior desempenho, mobilidade e qualidade de vida para os empregados. Cloud Computing permite um retorno de investimento mais favorável. Ele permite que as empresas aproveitem a grande oferta de novos dispositivos móveis, assim como smartphones e tablets, em função de suas necessidades, sem ter que adicionar equipamentos, software ou pessoal.

Espera-se também que brevemente as operadoras de telecomunicações possam contribuir com mais valor na relação do consumidor final com a nuvem, estendendo os benefícios do cloud computing. O usuário está constantemente em busca de formas mais efetivas de armazenar suas informações e a nuvem é onde as empresas de telecomunicações podem oferecer valor agregado, com nuvens pessoais. Este modelo permitirá salvar suas músicas, suas fotos, seus filmes, seus documentos, entre outros, e acessá-los de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo.
Estamos migrando para a era do Cloud e deixando para trás o modelo rígido e estático da era do PC e é uma evolução que traz muito para oferecer. Neste contexto, o papel das empresas de telecomunicações será importante para alcançar uma adoção muito mais massiva da nuvem e para encontrar novos usos para as necessidades dos usuários. Para as empresas de telecomunicação, significa também uma nova forma de chegar a seus clientes, diversificar sua oferta e adotar novos modelos de negócio.

Hugo Werner, diretor de Vendas Corporativo & Sistemas Integrados Citrix América Latina e Caribe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.