Três ex-executivos do Google anunciaram neste domingo, 27, a criação de um mecanismo de buscas para tentar fazer frente ao domínio da empresa de internet nesse segmento. Denominado Cuil (www.cuil.com) – pronuncia-se cool, palavra originária dos povos celtas que habitaram as ilhas bitânicas e que significa conhecimento –, o novo sistema de buscas se baseia em links e em padrões de tráfego de audiência, capaz de indexar mais rapidamente e de forma mais barata uma quantidade de conteúdo maior do que a oferecida pelo Google, de acordo com seus criadores.
Os fundadores da empresa são o casal Tom Costello e Anna Patterson, que ocupam os cargos de CEO e presidente, além de Russell Power e Louis Monier. Anna foi arquiteta de pesquisa do Google e ajudou a projetar e construir alguns dos pilares do mecanismo de buscas da empresa, incluindo o índex de páginas da web, chamado TeraGoogle.
Já Costello ajudou a construir o WebFountain, um novo tipo de mecanismo de buscas para a IBM, e Power foi um dos desenvolvedores da arquitetura dos servidores do TeraGoogle. Monier foi um dos fundadores do site buscas AltaVista e trabalhou no site de leilões eBay e, depois, no Google.
De acordo com eles, o Cuil, tem indexados 120 bilhões de páginas da web, o que significa três vezes mais do que o Google. Como diferenciais, eles citam o layout estilo revista e a possibilidade de realizar pesquisas de forma mais aprofundadas, por conceito ou categoria.
O site também classifica as páginas por conteúdo, em vez por índice de popularidade, o que, segundo os executivos, significa maior privacidade para os usuários já que seus dados pessoais são coletados e armazenados.
De acordo com analistas ouvidos pela reportagem da versão on-line do jornal britânico Financial Times, o tamanho muito maior do índex do Cuil não o torna uma séria ameaça ao Google, que já tem um enorme número de usuários em todo o mundo habituados a acessar o seu mecanismo de buscas.
"O Cuil é um site interessante, mas penso que ele ainda não vai conseguir superar o Google, devido a resistência que as pessoas têm de mudar de mecanismo de busca", disse Danny Sullivan, editor-chefe do blog Search Engine Land.
Apesar disso, o Google publicou um anúncio na sexta-feira nos maiores jornais internacionais, no qual sugere que o Cuil já aparece na tela de seu radar. Na propaganda, o site de buscas dizia que o seu sistema havia atingido um novo recorde de 1 bilhão de links para páginas da web. "Não há qualquer razão para ter feito um anúncio como esse se não fosse por causa do Cuil", completou Sullivan.