Simpress amplia seu programa de economia circular

1

A preocupação com o meio ambiente fez com que o conceito da economia circular ganhasse ainda mais força nos últimos anos. Garantir o menor impacto possível das atividades empresariais na preservação do planeta e seus recursos é uma premissa para companhias de todos os setores.

Para intensificar suas ações nesse sentido, a Simpress, tem há mais de 15 anos um laboratório para a renovação de equipamentos seminovos. Batizado de Simpress Service Center, localizando em Santana de Parnaíba (SP), o ambiente conta com mais de 50 profissionais envolvidos neste processo revigorando cerca de 1800 máquinas mês, 3700 m2 de infraestrutura, com espaço para armazenagem e triagem de equipamentos como impressoras, multifuncionais, notebooks e desktop e com a missão de dobrar o volume nos próximos 12 meses. Para que tudo isso funcione a Simpress possui um processo d implantado que garante o retorno, não apenas dos equipamentos, como dos materiais a serem descartados.

"Sempre tivemos a preocupação com o reuso e o descarte correto dos equipamentos que voltavam para a empresa ao final do contrato onde criamos um processo para revitalização e, no ano passado ampliamos a operação, intensificando ainda mais o programa Simpress, maximizando reaproveitamento dos mesmos", afirma Vittorio Danesi, CEO da Simpress.

A equipe do laboratório é altamente qualificada e dedicada exclusivamente para essa atividade. Eles preparam as máquinas de acordo com os mais rígidos processos de qualidade, o que garante o sucesso da iniciativa. Os equipamentos voltam ao mercado seminovos e ainda no modelo de outsourcing onde toda a garantia e responsabilidade continua sendo da Simpress.

A Simpress, que já possui as certificações ISO 14001 e ISO 9001, ao longo do ano passado, teve mais de 12 mil equipamentos seminovos avaliados no laboratório da Simpress e expedidos para novas locações. O número representa um crescimento de 16% em relação aos equipamentos novos, somando um total de 300 contratos ativos com equipamentos seminovos.

Etapas do processo de produção corporativa

Além disso, no ano passado, a Simpress realizou o descarte correto de cerca de mais de 330.000 kg de resíduos de hardware, 500.000 kg de resíduos de toner, cerca de 22.500 litros de resíduos efluentes derivados para lavagem de peças e pouco mais de 18.800kg de resíduos sólidos, derivados de papel, plástico, metal, resíduos de EPI, lâmpadas, pilhas e baterias.

Segundo o CEO, ao prolongar a vida útil de impressoras e notebooks, todos saem ganhando. "O equipamento que não serve mais para um cliente ou para uma determinada atividade ainda pode ser útil para outras situações, o que gera economia para todos os envolvidos", afirma, lembrando que essas atividades vão ao encontro das necessidades das empresas de alinhamento às práticas corporativas de ESG.

"Além de deixar a equipe de TI focada no negócio da empresa e reduzir custos, o outsourcing de equipamentos de TI ainda oferece mais essa vantagem: colaborar com a economia circular e retirar do cliente a preocupação com a destinação correta dos equipamentos, cumprindo com as legislações vigentes de resíduos sólidos e logística reversa", finaliza Danesi.

ESG FORUM

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em https://esgforum.com.br/

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.