Membro da Rede Mulher Florestal desde dezembro de 2022, a Bracell, passa a integrar a diretoria da organização com a vice-presidência ocupada por sua gerente de sustentabilidade, Lais Drezza. A executiva assume cargo como membro do Conselho Diretor da organização que, independente e pioneira, promove ações para a equidade de gênero, com foco na inclusão de mulheres no setor florestal.
Para Lais Drezza, a nova posição representa o reconhecimento das boas práticas e políticas da Bracell em prol de um ambiente de trabalho cada vez mais igualitário em um setor, historicamente, ocupado majoritariamente por homens. Além de contribuir com a entidade, sua expectativa é poder identificar oportunidades de desenvolvimento e maior participação da empresa nesse tema tão relevante.
"Acredito que esse é o momento perfeito para assumir o desafio junto à Rede Mulher Florestal (RMF), uma vez que estamos discutindo também as metas de sustentabilidade de longo prazo da Bracell, incluindo as de diversidade e inclusão. Os dados da RMF são muito importantes para a elaboração dessas estratégias e, agora que estou dentro da organização, pretendo ouvir, entender, aprender com as associadas, e impulsionar essa agenda na Bracell e no setor florestal como um todo, com foco no planejamento estratégico 2022-2026. Além disso, será importante mostrarmos às nossas colaboradoras que elas estão representadas e que a companhia está realmente comprometida com o tema", afirma Lais Drezza.
A RMF é a principal iniciativa do setor florestal no Brasil voltada à equidade de gênero. A rede tem como foco alcançar os objetivos do seu planejamento estratégico, entre eles: promoção da ampliação da participação de mulheres no setor florestal, de mecanismos de combate ao assédio sexual e ao assédio moral no setor florestal e de melhores condições para o trabalho das mulheres desde a gestação até a primeira infância de suas filhas e/ou seus filhos.
Além do ingresso da gerente de sustentabilidade na diretoria, as gerentes da Bracell Gabriela Gonçalves Moreira (Pesquisa e Desenvolvimento) e Taís Moreli Rufino (Performance e Monitoramento Florestal) foram convidadas para o programa de mentoria da RMF e vão contribuir com outras mulheres do setor no desenvolvimento de suas habilidades.