O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou edital para a seleção de projetos de pesquisa e desenvolvimento, apresentados por jovens pesquisadores nas áreas de nanociência e nanotecnologia, que contarão com recursos da ordem de R$ 3,4 milhões. O envio das propostas deve ser feito até 4 de outubro e os resultados serão divulgados em novembro.
O reursos virão do Programa Ciência, Tecnologia e Inovação para a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce) e do fundo setorial Verde Amarelo, dentro da ação transversal Infra-estrutura e Fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica?.
Podem participar pesquisadores que tenham obtido o título de doutor a partir de 2003 e que tenham vínculo com uma instituição de ensino superior, institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados.
O objetivo é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação visando ao avanço do conhecimento na área e formar competências nacionais em nanociência e nanotecnologia. Além de projetos de pesquisa básica, experimental ou teórica, este Edital visa fomentar a inovação, mediante o apoio a projetos de desenvolvimento de novos produtos e processos baseados em nanotecnologia, bem como pesquisas sobre seus impactos éticos, sociais e ambientais.
Cada proposta aprovada poderá receber recursos financeiros até o valor máximo de R$ 140 mil, incluindo recursos de capital, custeio e bolsas do Fomento Tecnológico e Industrial até 20% do valor total do projeto. Os recursos serão desembolsados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do MCT/CNPq. Caso a proposta inclua bolsa, esta deverá ter a vigência máxima de 24 meses a partir da data de contratação da proposta.
Informações adicionais podem ser obtidas no endereço www.cnpq.br.