A TV social, ou seja, o hábito de assistir TV e usar redes sociais ao mesmo tempo, está se tornando um fenômeno do mercado de massa, segundo estudo anual do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson.
O levantamento aponta que 73% das pessoas no Brasil assistem TV interagindo com outros usuários em redes sociais. Esse número era de 48% na pesquisa de 2011, o que revela crescimento de 25%.
Considerando todo o universo pesquisado – Brasil, Chile, China, Alemanha, Itália, México, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos –, cerca de 62% das pessoas usam redes sociais enquanto assistem à TV no mundo, um aumento de 18 pontos percentuais em um ano.
Na divisão por gênero, em âmbito global, 66% das mulheres têm esse comportamento, comparados a 58% dos homens.
Luciana Gontijo, responsável pelo Ericsson ConsumerLab na América Latina e Caribe, diz que os dispositivos móveis são uma parte importante da experiência de TV, uma vez que 67% dos respondentes usam smartphones, tablets ou laptops para assistir à TV ou vídeo.
"Assistir à TV em trânsito está crescendo em popularidade e 50% do tempo gasto assistindo TV e vídeo no smartphone ocorre fora de casa, onde as conexões de banda larga móvel estão facilitando esse aumento", diz a executiva.
Fonte: ConsumerLab/Ericsson/2012