A Hypermarcas, empresa atua nos segmentos das indústrias de produtos de uso pessoal e para a casa, farmacêuticos e alimentícios, decidiu equipar sua força de vendas com tablets para aumentar a produtividade. O resultado é que logo nas primeiras semanas de uso do equipamento a companhia já conseguiu mensurar aumento da produtividade, principalmente pela agilidade que conferiu aos seus consultores. Ao todo, foram adquiridas 400 unidades do Xoom 2, da Motorola, equipado com sistema operacional Android, do Google.
“O modelo foi escolhido em primeiro lugar porque nosso software de gerenciamento não opera no sistema operacional iOS, do iPad, portanto, o tablet teria que ser Android”, explica o coordenador de produtividade e efetividade comercial da Hypermarcas, Rogério Castilho. A partir daí, após várias pesquisas no mercado para avaliar o tamanho da tela, capacidade de armazenamento e processamento, a companhia decidiu por fechar contrato com a fabricante.
O sistema foi implantado no início de julho e a primeira melhora na produtividade foi percebida no ganho de tempo. “Antes, as equipes trabalhavam com um notebook, com tempo médio de inicialização de 10 minutos. Com o tablet, o consultor leva apenas um minuto para ligar o aparelho e fazer a demonstração de catálogos e produtos”, justifica Castilho.
Mobilidade corporativa
A Motorola Mobility teve sua compra pelo Google finalizada em maio deste ano. Apesar de uma reestruturação geral promovida pelo gigante de buscas em agosto, que culminou na demissão de 220 funcionários na unidade brasileira, o foco da fabricante visando o segmento empresarial é bem anterior a essas datas, segundo o gerente de produtos da Motorola Mobility, Renato Arradi. “Produzimos aparelhos com o conceito de business ready. Eles são equipados de fábrica com aplicativos e outras funcionalidades de maneira a serem utilizados imediatamente por empresas”, diz.
São recursos de compatibilidade de acesso a redes corporativas VPNs, criptografia de dados, softwares de criação e edição de planilhas e documentos, softwares de videoconferência e até acesso a desktops virtualizados. No caso da Hypermarcas, foi desenvolvido um software exclusivo desenvolvido pela Running.
Além disso, um dos itens diferenciais para esse tipo de cliente é o suporte do fabricante. “Temos uma estrutura de consultores corporativos e de call center criados para atender uma demanda diferente daquela do usuário final, pois no pós-venda, a máquina deve estar constantemente em atividade. As dúvidas dos usuários são muito específicas”, conta Arradi. No caso da Hypermarcas, o treinamento foi essencial, pois a imensa maioria dos funcionários inseridos no programa nunca haviam tido contato com um tablet.
O gerente explica que, no Brasil, os segmentos farmacêutico e educacional estão entre os principais da carteira de clientes da Motorola Mobility. A vantagem está desde a apresentação de materiais como a agilidade do tablet, levando em consideração duração da bateria e resposta a comandos do usuário, em comparação a um notebook, e facilidade de uso e exibição, quando comparado a um smartphone.