Projeto sobre crimes cibernéticos pode ser votado ainda nesta semana no Senado

0

O esforço concentrado desta semana pode levar os senadores a votar em plenário o Projeto de Lei da Câmara 35/2012 que tipifica crimes cibernéticos no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40). O texto, aprovado pela Câmara dos Deputados em maio passado, está sob análise da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, e tem interesse especial do governo, segundo informou o relator da matéria e líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), em coletiva à imprensa nesta terça-feira, 28.

O projeto prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem invadir computadores ou outro dispositivo de informática de terceiros, com objetivo de adulterar, destruir ou obter informações sem autorização do titular. Para Eduardo Braga, o tema está na ordem do dia e é recorrente em um país em que boa parte de seu sistema financeiro funciona em meio eletrônico.

O senador afirmou que dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontam que as fraudes eletrônicas em caixas eletrônicos e bancos virtuais somam cerca de R$ 1 bilhão por ano. A proposta, no entanto, precisa de alguns ajustes que já estão sendo negociados com os Ministérios da Justiça e com a Casa Civil. “Estamos fechando detalhes técnicos para encontrarmos um entendimento e votarmos a proposta na CCT na reunião de quarta-feira [29]”, anunciou o senador, acrescentando que, se houver acordo, a proposta pode receber regime de urgência e ser votada em plenário ainda esta semana. As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.