A transformação digital não é mais uma tendência, mas sim uma realidade com a qual as organizações precisam lidar. Elas têm de criar uma arquitetura de business digital preparada para os desafios do século 21. Preparar os processos para levar a melhor experiência ao cliente, uma plataforma customer centric.
As recomendações são de Eric Duffaut, chief customer officer global da Software AG, acrescentando que a experiência tem de ser em tempo real para que traga uma vantagem competitiva frente à concorrência, com a oferta de novos funcionalidades e serviços que possam ser monetizadas.
"A transformação digital não é apenas a digitalização dos negócios e de seus processos. É preciso repensá-los, romper barreiras e paradigmas. E no meio de toda essa discussão está o cliente, a parte central da estratégia", enfatiza.
Para liderar essa transição ele defende que a empresa deve transformar o CIO (chief information officer) em CDO (chief digital officer) para que o mesmo desenhe a estratégia digital para ajudar a organização na definição do modelo de negócio futuro.
Esse futuro, segundo Duffaut, passa pela adoção de Internet das Coisas, que está trazendo um boom de inovação em novos modelos de negócios. "A Lexmark, um grande fabricante de impressoras, usou IoT para conectar e monitorar os equipamentos oferecidos como serviço, tendo um ganho de 25% de produtividade", afirmou.
Para atender os desafios da transformação digital, a Software AG oferece uma Plataforma de Negócios Digital que permite aos clientes impulsionarem a eficiência operacional, modernizar seus sistemas, otimizar os processos para a tomada de decisões mais inteligente, através de uma combinação de gestão de processos, integração de dados em tempo real e análise.