A Voice Global, operadora de telefonia IP e a Ascoob ? Agência de Negócios do Cooperativismo Brasileiro ? fecharam um acordo para a implantação de uma rede de VoIP (voz sobre IP) que prevê interligar 8 mil cooperativas até o final de 2007.
A Ascoob reúne empresas da área de transporte, energia e agricultura e conta com 6,3 milhões de associados. Em uma primeira fase a rede vai beneficiar 154 cooperativas em 27 capitais e outras cidades usando o backbone da Intelig, explica Cláudio Carvalho, diretor comercial da Voice Global.
Partindo do ponto de presença da Intelig, a Voice Global leva o sinal, por meio de uma rede WiMax (na freqüência livre de 5,8 GHz), para a cooperativa.
Ela fica ainda responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos que custam entre US$ 200 e US$ 1,5 mil distribuídos pela Ynoma, Traitel e Ebrax.
?A previsão de economia para as cooperativas é de 50% a 60% para as cooperativas na transmissão de voz e dados?, diz Carvalho. Essas empresas não prevêem a desconexão da rede fixa, mas manterão o número apenas para as chamadas entrantes.
Hoje a Voice Global, em parceria com a Intelig, tem como clientes 60 provedores de internet que usam sua infra-estrutura para o oferecimento de VoIP.
Carvalho não quis arriscar uma previsão de faturamento com o novo negócio que ainda está na fase de testes com as 154 primeiras cooperativas.