O Itaú BBA, banco de atacado, investimentos e tesouraria do grupo Itaú Unibanco, vai investir US$ 2 milhões em tecnologia com o objetivo de ampliar os negócios na América Latina. O plano de expansão inclui a renovação das filiais do Chile e Argentina e a estruturação de um banco na Colômbia e um novo escritório no Peru. A cifra será aplicada também na reestruturação da rede de dados e na ampliação do sistema de telefonia para assegurar maior número de conexões e maior segurança, principalmente no ambiente de videoconferência. No caso da telefonia, 70% da estrutura do banco já é digital e o restante será migrado até o fim do primeiro semestre do ano que vem.
O banco conta com 16 salas de telepresença, distribuídas pelos escritórios em São Paulo, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O plano é expandir essas salas para outras localidades. O projeto vai permitir também a conexão das unidades do Brasil com as subsidiárias do Itaú BBA na América do Norte e na Europa. O investimento inclui, ainda, a renovação tecnológica para as centrais de atendimento aos clientes com a adoção de uma solução IP de comunicações unificadas.
Atualmente, o núcleo de infraestrutura de tecnologia da instituição está concentrado em São Paulo e conectado a todos os escritórios, tanto nacionais quanto internacionais, incluindo Estados Unidos, Europa e Ásia, que também utilizam a rede para efetuar operações financeiras. Há ainda conexões diretas com a Bolsa de Mercados e Futuros de São Paulo (BM&F Bovespa) através da corretora do Itaú e do próprio banco.
Para executar a modernização de seu ambiente de TI, o Itaú BBA escolheu as soluções da Cisco, incluindo servidores, rede, aumento da segurança de acesso e sistemas de telefonia IP. “Ao optar por um único parceiro entregando todas as tecnologias, ganhamos em eficiência operacional, levando agilidade e disponibilidade de aplicações para toda a América Latina”, afirma Persio Gontijo, gerente de telecomunicações do Itaú BBA.