A Mozilla, desenvolvedora do navegador de internet Firefox, anunciou nesta sexta-feira, 28, um sistema de login que elimina a necessidade de senha para o acesso a sites, mas que mantém a segurança. A versão beta do Persona já pode ser usada para autenticação e funciona em navegadores de smartphones, tablets e desktops.
A ferramenta, que vem sendo desenvolvida desde o ano passado, é baseada no protocolo aberto BrowserID, sistema descentralizado de identidade que permite ao usuário comprovar a propriedade de endereço de e-mail de forma segura, e uma única vez, sem a necessidade de se logar em cada site por meio de senha.
Ao se cadastrar no site do Persona com o mesmo e-mail que se registrou em outros sites, o usuário não precisará mais fazer login e colocar senha em nenhum outro site que for habilitado com o sitema. Ou seja, primeiramente os desenvolvedores dos websites precisam adotar essa ferramenta em suas páginas para que os usuários possam utilizar esse método.
Para maior segurança, a senha do Persona deve ser modificada uma vez por mês após feito o cadastro com um equipamento de uso pessoal. Se for por meio de um computador público, o Persona pede a modificação a cada hora.
De acordo com a Mozilla, o objetivo é criar uma web melhor, mais fácil e nais segura. Ela garante que o Persona não recolhe informações dos usuários que se logarem a páginas da web. O sistema evita que o usuário faça login em diferentes sites através de contas como Facebook ou Google, que acabam recolhendo suas informações e histórico de navegação na página, o que gera uma grande discussão sobre a política de privacidade dessas redes.
O sistema funciona em qualquer navegador de internet, não se limitando apenas ao Firefox.