Nesta terça, 29, serão inauguradas três novas unidades da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes. Os beneficiados são o Hospital Sarah Lago Norte – Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação, em Brasília (DF); a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ) e o Hospital Santo Antônio das Obras Sociais de Irmã Dulce, em Salvador (BA).
Com as três inaugurações, a Rute passará a ter 118 núcleos inaugurados e em operação, localizados em hospitais universitários e de ensino, em todos os estados do Brasil. A rede está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, iniciativa do Ministério da Saúde que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica e especializada no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de tecnologias da informação para promover a Teleassistência, a Teleducação, a pesquisa colaborativa, gestão, monitoramento, acompanhamento e avaliação.
Entre outros objetivos, a Rute integra e conecta todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião, inclusive formativa, e educação permanente, e web conferência, entre hospitais universitários e universidades, por meio da RNP, além de permitir a integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior. Atualmente, a Rute possui 57 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde, com 600 sessões por ano de vídeo e webconferências.