As soluções da Kaspersky detectaram e impediram mais de 5,8 milhões de ataques de malware e softwares indesejados disfarçados de jogos populares para computadores, entre o terceiro trimestre de 2020 e o segundo trimestre de 2021.
Os dados são do último relatório de ciberameaças para games da Kaspersky, que colocou o Brasil como a segunda nação mais afetada por essa ameaça. O país mais afetado por esse tipo de golpe é a Rússia. A Índia aparece em terceiro lugar, seguida por México e Irã.
De acordo com a Kaspersky, o aumento de ataques relacionados a jogos de PC chegou a 66%, quando comparado o primeiro trimestre de 2020 com o segundo daquele mesmo ano. O aumento pode estar relacionado ao rápido crescimento do mercado de jogos eletrônicos durante a pandemia.
A indústria de videogames teve um crescimento sem precedentes nos últimos 18 meses, em parte porque os usuários foram forçados a encontrar meios alternativos de entretenimento estando em casa. A expectativa é que a demanda por jogos continue e a indústria cresça ainda mais, chegando a US$ 175,5 bilhões no final de 2021.
O crescimento das ameaças visando games de celular cresceu ainda mais. O número de jogadores afetados cresceu 185% no início da pandemia, de 1.138 em fevereiro de 2020 para 3.253 em março do mesmo ano. O índice diminuiu apenas 10% no segundo trimestre de 2021.
Games mais usados para atingir vítimas
Com relação aos jogos populares mais usados para disfarçar as campanhas de malware e distribuição de softwares indesejados, o Minecraft lidera tanto na categoria PC, quanto nos dispositivos móveis. Esta popularidade esmagadora é explicada pela existência de várias versões e mods (modificações adicionais que podem ser instaladas sobre o jogo para diversificá-lo e melhorar a experiência).
De julho de 2020 a junho de 2021, foram distribuídos 36.336 arquivos disfarçados de Minecraft. Isso afetou 184.887 usuários de PC e resultou em 3.010.891 tentativas de infecção, quase metade dos arquivos e ataques detectados durante o período.