Google lança busca por voz e navegação GPS gratuita

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A Google está de olho no potencial de crescimento do uso da internet móvel na América Latina e, mais especificamente, no Brasil, que é o primeiro país da Região a receber os serviços Google Pesquisa por Voz e Google Maps Navegador GPS. E, segundo o diretor global de produtos mobile da Google, Hugo Barros, mais do que incentivar o uso da internet móvel, o objetivo da Google é ampliar a penetração da plataforma Android no mercado brasileiro. O lançamento dos novos serviços, inclusive, foi feito em conjunto com o anúncio da Motorola de que o aguardado Milestone 2, com Android Froyo e processador de 1 GHz, começa a ser vendido na próxima semana.
Motorola e Google desenvolveram campanhas de marketing em conjunto com as operadoras TIM e Vivo para apresentar os novos serviços e as vantagens do Android. "Participamos da elaboração das campanhas e também investimos dinheiro. E nos próximos meses faremos muito mais ações em colaboração com operadoras e fabricantes", revela Barros. O preço sugerido para o Milestone 2 desbloqueado é de R$ 1.699,00.
Os serviços
A Pesquisa por Voz está disponível para usuários de Android 2.1 ou superior, (download no Android Market ou no mobile.google.com.br); e também para usuários de iPhone (download na App Store através do aplicativo Google Mobile App).
O serviço de busca por voz foi lançado nos EUA no final de 2008 e, de acordo com Barros, já representa 25% das buscas feitas em sistemas Android naquele país.
A adaptação do sistema de reconhecimento de voz para o Português do Brasil foi um processo complexo, que envolveu a captação de vozes das diferentes regiões do País, com diferentes sotaques, entonações e volumes para a criação de um modelo linguístico.
Segundo o gerente de produtos da Google Brasil, Marcelo Quintella, o modelo tem armazenado cerca de 100 mil tokens, que podem ser palavras ou sequências de letras como o endereço de um site, e teve como base os padrões de busca escrita. "É claro que tivemos de fazer adaptação dos padrões escritos, por conta das correções ortográficas. No Brasil, por exemplo, 12% das buscas são feitas com erros ortográficos, muitas vezes propositais, sem um acento ou um 'c' no lugar do 'cê-cedilha'", detalha Quintella.
Já o Navegador GPS oferece navegação em tempo real, guiada por voz, com informações de trânsito, visualização em 3D e também integrada ao Google Street View. O serviço, que também realiza buscas por comando de voz, funciona tanto em redes 3G quanto em 2G, mas só está disponível para usuários com OS Android, a partir da versão 1.6.
"O serviço exige uma grande capacidade de processamento dos aparelhos e apenas as plataformas Android possibilitam isso. O iPhone também conseguiria rodar o serviço, mas na nossa parceria com a Apple para o Google Maps, não chegamos a conclusão de que valeria a pena lançar o serviço", revela Barros.
O Navegador utiliza tecnologia de vetores renderizados em tempo real, mas tem inteligência o suficiente para não recalcular uma rota por conta de uma perda momentânea de sinal do GPS. "O aplicativo tem um certo limite de cache. Numa rota de 20 Km são precisos apenas 200 KB de dados, isso com visualização do Street View e guia de voz", garante.
Novidades
O diretor mundial de produtos mobile aproveitou ainda a ocasião para adiantar que dentro dos próximos seis meses a Google trará ao Brasil mais novidades.
"Estamos desenvolvendo um sistema de cache que permita armazenamento de rotas mais longas; assim, se uma pessoa estiver fora do País, em vez de pagar roaming internacional de dados, poderá fazer o download da rota em um Wi-Fi. Além disso, queremos que o aplicativo recalcule a rota no próprio aparelho, sem precisar se conectar ao servidor", revela. Também para futuro, o aplicativo deve calcular rotas com base em informações em tempo real sobre o trânsito.
Com cerca de dois anos de vida, o sistema operacional Android conta com 22 fornecedores de handsetes e 59 operadoras de 49 países. São 180 mil desenvolvedores e o Android Market já ultrapassou a marca de 100 mil aplicações.
Segundo estimativas da empresa, em média 1,5 milhão de ativações de aparelhos com o OS da Google são feitas semanalmente.

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