Ipea: Setor de TIC precisa ampliar investimentos em P&D

0

O Brasil precisa aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e inovação (P&DI) na área de tecnologia da informação e comunicações (TIC) para gerar desenvolvimento e elevar a competividade do setor. O alerta consta do 10ª boletim Radar divulgado nesta quinta-feira, 28, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
De acordo com o documento, o setor de TIC investe somente 0,1% do Produto Interno Bruto em P&D, contra 0,65% dos Estados Unidos e 0,31% da Europa. O relatório destaca que, ao contrário do que ocorre em país desenvolvidos, a maior parcela dos investimentos em P&D do setor de TIC vem da área de telecomunicações, enquanto que no mundo a maior parte dos recursos em P&D é aplicada pelos fornecedores de equipamentos de comunicações e de software e serviços de TI.
Tal discrepância de números, avalia o Ipea, se deve à baixa capacidade inovativa dos demais segmentos de TICs em relação aos países desenvolvidos. "Se o Brasil pretende ser mais competitivo em telecomunicações e em TICs, de modo geral, é crucial ampliar significativamente os esforços tecnológicos do país nesta área", ressaltou o relatório.
O Ipea conclui que, "assim como a ampliação dos investimentos em inovação é condição necessária para o crescimento das TICs no Brasil, o próprio desenvolvimento das tecnologias também é fundamental para a competitividade da economia brasileira como um todo".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.