O Brasil precisa aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e inovação (P&DI) na área de tecnologia da informação e comunicações (TIC) para gerar desenvolvimento e elevar a competividade do setor. O alerta consta do 10ª boletim Radar divulgado nesta quinta-feira, 28, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
De acordo com o documento, o setor de TIC investe somente 0,1% do Produto Interno Bruto em P&D, contra 0,65% dos Estados Unidos e 0,31% da Europa. O relatório destaca que, ao contrário do que ocorre em país desenvolvidos, a maior parcela dos investimentos em P&D do setor de TIC vem da área de telecomunicações, enquanto que no mundo a maior parte dos recursos em P&D é aplicada pelos fornecedores de equipamentos de comunicações e de software e serviços de TI.
Tal discrepância de números, avalia o Ipea, se deve à baixa capacidade inovativa dos demais segmentos de TICs em relação aos países desenvolvidos. "Se o Brasil pretende ser mais competitivo em telecomunicações e em TICs, de modo geral, é crucial ampliar significativamente os esforços tecnológicos do país nesta área", ressaltou o relatório.
O Ipea conclui que, "assim como a ampliação dos investimentos em inovação é condição necessária para o crescimento das TICs no Brasil, o próprio desenvolvimento das tecnologias também é fundamental para a competitividade da economia brasileira como um todo".
- Estratégico