Unicamp integra sistemas de saúde na nuvem

0

Integrar todos os sistemas que compõem o complexo hospitalar da Unicamp (Universidade de Campinas) é o principal desafio da Divisão de Informática do Hospital de Clinicas, que atende 115 mil pacientes por ano.
Segundo Edson Luiz Kitaka, diretor da Divisão de Informática do Hospital de Clínicas da Unicamp, está em planejamento um projeto hospedado numa nuvem (cloud) privada, onde já estão integrados o prontuário eletrônico, cadastro de pacientes, sistemas de ambulatórios, enfermagem, farmácia, além da integração com a Secretaria de Saúde, laboratórios e serviços de laudos. A próxima etapa prevê os serviços de agendas, protocolos médicos, medicamentos/insumos, gestão de materiais e gestão técnica/administrativa.
De acordo com Kitaka, "um sistema de gestão de saúde único traz racionalização de infraestrutrura, a arquitetura baseada na computação em núvem é usada por muitas empresas de grande porte e tem sua eficiência comprovada".
"Com essa integração evitamos o retrabalho e teremos mais facilidade na obtenção de indicadores", acrescenta.
O volume do trabalho de assistência, pesquisa e ensino do Hospital de Clínicas contabiliza ainda 15 mil cirurgias, 350 mil consultas em 44 especialidades médicas, cerca de 2 milhões de procedimentos por ano. Oferece 379 leitos e 54 leitos de UTI (adulto e pediátrico).
O complexo é composto pelo Hospital de Clínicas (HC), Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (CAISM), Gastrocentro, Hemocentro, Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância (Cipoi), Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) e Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre). Atende também cem municípios do estado de São Paulo e mais de 6 milhões de pessoas na região de Campinas. Também estão conectada as AMEs das cidades de Limeira, Rio Claro, Mogi Guaçu.
Kitaka diz ainda que o projeto prevê que o sistema esteja numa cloud pública, onde outros agentes de saúde possam ser integrados e também se beneficiem das informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.