A Samsung ultrapassou Nokia e Apple na disputa no mercado de smartphones e assumiu a liderança do ranking mundial. A Apple ficou na segunda posição e a Nokia, até então a primeira colocada, acabou descendo para o terceiro posto, revela relatório da Strategy Analytics. Com aumento de 44% na venda de smartphones, a fabricante coreana fechou o período de julho a setembro com 23,8% de participação de mercado, ante 9,3% do terceiro trimestre de 2010. O market share da Apple, por sua vez, recuou de 17,4% para 14,6% na mesma base de comparação, enquanto a representatividade da Nokia diminuiu de 32,7% para 14,4%.
A empresa de pesquisas não cita a quantidade de smartphones vendidos no período, mas divulgou que as vendas globais de celulares totalizaram 390 milhões de aparelhos no terceiro trimestre, volume 14% superior ao registrado no mesmo período de 2010.
Outro estudo, este da IDC, revela que as vendas de celulares tiveram expansão de 12,9% e totalizaram 393,7 milhões de unidades no terceiro trimestre. O aumento foi superior às estimativas iniciais da consultoria, que projeta alta de 9,3%. Nesta análise, a Nokia manteve a liderança do mercado com 27,1% de participação no terceiro trimestre, mas a Samsung se aproximou e obteve market share de 22,3%. Em terceiro lugar ficou a LG, com 5,4%, e a ZTE ultrapassou a Apple ficando na quarta posição, com 4,9% de representatividade. A fabricante do iPhone registrou participação de mercado de 4,3%.