Em setembro último, pela primeira vez, jovens nos Estados Unidos com idade média de 16,2 anos disseram que o Twitter é a rede social "mais importante" para eles. O achado é de pesquisa realizada pela Piper Jaffray junto a 8,6 mil adolescentes naquele país.
De acordo com a consultoria eMarketer, não há qualquer dúvida de que o uso do Facebook está em declínio entre os adolescentes. Os analistas citam outra pesquisa, da RBC Capital Markets, em que 41% dos usuários do Facebook com idades entre 16 e 18 anos gastaram menos tempo nesse site no ano anterior, e 35% informaram a expectativa de usá-lo menos no próximo ano.
A tendência é similar entre usuários do Facebook com 18 a 29 anos de idade. Na mesma pesquisa, cerca de um terço afirmou que reduziu o uso dessa rede.
Para a eMarketer, independentemente da rede que prevaleça como a favorita entre os jovens no futuro, os anunciantes e profissionais de marketing devem ter em mente que, em termos de penetração, o Facebook ainda é, de longe, o líder entre adolescentes usuários de mídias sociais.
De acordo com a consultoria, o percentual de usuários de internet com idades de 12 a 17 anos (e de 18 a 24 anos ) usando Facebook sofrerá pouca alteração até 2017 , enquanto o percentual de usuários do Twitter nesses grupos vai aumentar de forma constante.
Mesmo assim, eles acrescentam, 95% dos usuários de internet com idades de 12 a 24 ainda estarão usando Facebook em 2017, enquanto apenas cerca de um quarto dos usuários de internet de 12 a 17 anos e menos de 35% daqueles com 18 a 24 anos estarão usando o Twitter.