Programa da Lexmark de reciclagem já recolheu 7,5 milhões de cartuchos usados

0

O programa de coleta de cartuchos "Planeta Lexmark", desenvolvido pela empresa com  objetivo de conscientizar os usuários dos impactos ambientais que um cartucho pode causar no planeta, já recolheu, desde 2002, cerca de 7,5 milhões de cartuchos usados no país, gerando o equivalente a 13.500T de subprodutosque são reintroduzidos na cadeia produtiva.

O processo de reutilização do cartucho começa pelo cadastro dos usuários Lexmark no site da empresa – http://planeta.lexmark.com.br. Uma vez que as informações são enviadas e confirmadas, a coleta será feita no endereço cadastrado, em qualquer parte do país. Visando a otimização da economia circular, a Lexmark trabalha com um operador especialista neste processo, chamado Sinctronics, que ao receber os produtos, inspeciona 100% dos cartuchos avaliando sua integridade e originalidade. Em seguida, o cartucho é desmontado e suas partes segregadas por tipo, tais como: plásticos, ferro, alumínio e pó de toner, tendo como destino final empresas que farão o processamento  ambientalmente adequado destes compostos, sendo reinseridos no processo fabril como matéria prima reciclada para a fabricação de novos produtos.

"Com o programa de coleta de cartuchos a Lexmark reafirma um de seus pilares mais importantes e a sua política de zero incineração e envio de resíduos para os aterros sanitários. Todo material é segregado e enviado para empresas homologadas. Hoje, mais de 90% dos materiais nas impressoras Lexmark são recicláveis", afirma Claiton Camargo, Channel Sales & Managing Director da Lexmark Brasil.

Entre os 60 países que já adotaram o Planeta Lexmark, o Brasil é líder em volume de reciclagem dentro da companhia. Além dos cartuchos, mais de 60% das impressoras Lexmark contem plástico reciclado ou PCR (post consumer recycled) que dá uma segunda vida ao material, evitando a destinação incorreta e prevenindo o uso de material virgem na manufatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.