Durante a conferência de realidade virtual Facebook Connect, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook Inc., anunciou que a empresa mudará o nome para "Meta" – uma holding que controlará as redes sociais da gigante de tecnologia. A nova alcunha é referência a "metaverso'" tecnologia de realidade virtual que se tornou uma grande aposta da big tech para revolucionar a internet.
O aplicativo do Facebook usado por quase 3 bilhões de pessoas em todo o mundo a cada mês manterá seu nome. Um movimento igual ao Gooogle, ao criar a holding Alphabet.
Então, o que é o metaverso, afinal?
Zuckerberg anunciou o novo nome, Meta, em uma apresentação de vídeo chamativa que serviu como um explicador sobre o metaverso, um conceito futurístico e vagamente definido que se tornou um chavão do Vale do Silício nos últimos anos.
Demonstrou muitas dessas experiências no vídeo habilmente produzido de quinta-feira, mostrando Zuckerberg pilotando um hidrofólio elétrico de realidade virtual (em uma homenagem a seu hobby na vida real, cercando com um holograma e caminhando por uma renderização 3D de seu "espaço doméstico".