Avanço da TV digital no país é lento, reconhece Hélio Costa

0

O primeiro ano de funcionamento da TV digital no Brasil foi positivo. A avaliação é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que destacou, porém, que é preciso produzir os conversores de sinal em maior escala para que o sistema avance rapidamente. "O que está faltando é uma política industrial capaz de atender a necessidade de se produzir em grande escala o conversor de TV digital popular. Ele está sendo produzido, mas são 100 mil conversores por mês e a demanda é de mais de 1 milhão", afirmou o ministro, depois de participar de cerimônia no Palácio do Planalto.
Hélio Costa lembrou que a redução do preço do equipamento que transforma o sinal analógico em digital também é necessária para a expansão da TV digital. Ele acredita que ainda há espaço para isso ser negociado.
Ao ser questionado sobre a viabilidade de financiamento do BNDES para a indústria produzir o conversor, Hélio Costa informou que realizará uma reunião na próxima segunda-feira, 1º, no Rio de Janeiro, com o presidente do banco estatal, Luciano Coutinho. "Acho que o próprio governo tem espaço para reduzir impostos na área federal. Se conseguíssemos tirar o PIS e a Cofins já teríamos aí um desconto básico de 30% no preço do conversor", avaliou o ministro, ressaltando que o modelo mais simples de conversor é vendido a R$ 199 e o aparelho que, além de converter o sinal, pode ser usado também para acesso à internet está a R$ 299.
No dia 2 de dezembro a TV digital completa um ano. A estimativa do Ministério das Comunicações é que o sistema já chegue a 40% da população brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.