Com o intuito de realizar um intercâmbio de informações e troca de experiências em governo eletrônico (e-Gov) entre os países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Ministério do Planejamento lança, nesta semana, o portal "Ambiente Colaborativo em Governo Eletrônico".
O site será anunciado oficialmente durante a Oficina de Trabalho com os Pontos Focais do Governo Eletrônico, que está sendo realizada nesta segunda-feira, 28, até quarta-feira, 30, em Maputo, capital de Moçambique.
O objetivo do novo portal é expor experiências dos estados-membros (Angola, Brasil, Cabo-verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São-Tomé e Príncipe e Timor-Leste) em assuntos como modernização da gestão pública e a prestação de serviços por meios eletrônicos. Temas como software livre, inclusão digital, dados abertos governamentais, interoperabilidade, ensino a distância e padronizações para desenvolvimento de soluções em ambiente virtual serão debatidos e divulgados.
Para isso, estarão disponíveis ferramentas para dar suporte à criação, discussão e intercâmbio entre os usuários dos diversos países integrantes da CPLP. O ambiente foi elaborado por técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).