Google inicia campanha contra projeto de lei da Alemanha

0

O Google iniciou uma campanha contra um projeto de lei de direitos autorais da Alemanha que obriga os sites de buscas a pagar por artigo acessado por meio de links nos resultados de pesquisa. De acordo com The Wall Street Journal, a legislação está configurada para entrar em sua primeira rodada de debate no Parlamento da Alemanha nesta quinta-feira, 29, e garante que editoras de jornais e outras publicações impressas tenham o direito de impedir que o Google e outros sites de buscas mostrem em seus resultados de pesquisa manchetes e trechos de texto a partir de artigos publicados, a menos que essas empresas paguem royalties.

A lei foi reivindicada pela indústria de jornais da Alemanha , que alega que as empresas de busca lucram injustamente às custas de organizações de notícias e jornalistas. A legislação de direitos autorais poderia abrir o caminho para as editoras obterem uma parte das receitas que o Google e outros sites colhem a partir de anúncios divulgados ao lado das notícias nos resultados de busca.

O Google, por sua vez, está fazendo uma forte campanha com o lema "Defenda a sua web. Encontre o que você está procurando", e planeja anunciá-la em jornais e revistas da Alemanha, bem como divulgar um vídeo online e criar um site que instrui os usuários de internet a entrar em contato com os parlamentares e se opor ao projeto de lei. "A maioria das pessoas nunca ouviu falar na proposta de lei, mas essa lei pode atingir cada usuário de internet na Alemanha", declarou o presidente do Google na Alemanha, Stefan Tweraser. “É como se a sua banca de jornal local tivesse de pagar royalties para expor os jornais e revistas", complementou.

O Google não disse como procederá caso a legislação alemã seja aprovada, mas declarou que isso poderia gerar confusão, pois não está claro se os blogueiros, acadêmicos e qualquer pessoa com documentos escritos na web teriam o direito aos royalties. O gigante da sbuscas disse ainda que editores de notícias ganham com os links nos resultados de pesquisa dos sites, pois o tráfego direciona esses links às páginas das editoras e dos veículos.

O projeto de lei ainda está previsto para passar por diversos debates durante o próximo ano. Esse tema também tem ganhado força na França e na Itália, de acordo com The Wall Street Journal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.