A Eternit lida diariamente com alto volume de informações de compra de suprimentos – desde cimento a serviços. Com cerca de quatro mil transações por mês em suas seis unidades distribuídas pelo Brasil (cinco fábricas e uma sede em São Paulo), o grupo decidiu investir na plataforma de e-Procurement do Mercado Eletronio – ME. Além de gerenciar as informações de forma ágil e automatizada, a Eternit tornou seus processos mais transparentes e reduziu rapidamente em 3% os gastos mensais com suprimentos.
A solução do ME contempla todas as etapas dos processos de compra e atua integrado ao SAP da Eternit. "As requisições registradas em nosso sistema são automaticamente direcionadas para a ferramenta de e-Procurement, onde são acessadas tanto pelos fornecedores de nossa base, como pelos cadastrados na base de dados de fornecedores do Mercado Eletrônico", afirma Guilherme Ravelli Chicuto, gerente de Logística e Suprimentos da Eternit. "Dessa forma, é possível comparar os preços e definir qual empresa oferece as melhores condições comerciais. Por meio da solução podemos, inclusive, definir uma série de parâmetros de fornecimento como, por exemplo, o prazo de entrega e nível de serviço", acrescenta.
Como resultado da implementação da oferta do ME, Guilherme destaca, principalmente, a transparência nas negociações. Anteriormente, algumas etapas do processo de compras ainda eram manuais; os pedidos eram arquivados fisicamente e o contato com os fornecedores era, majoritariamente, por telefone. "As compras não eram realizadas de forma consolidada, o que dificulta, por exemplo, a negociação de preços e prazos. Com o e-Procurement, todas as transações foram automatizadas e ficam registradas em uma única plataforma, onde os responsáveis pela área de compras e auditoria podem consultá-las. Dessa forma, temos a certeza de lidar com a compra de produtos com condições realmente negociadas pelo setor de forma clara e transparente para a empresa", afirma.
Por meio do e-Procurement, a Eternit possui acesso a uma série de indicadores de eficiência – tempo médio de resposta nas transações, histórico de fornecimento e entregas realizadas. "Esta ferramenta estimula a melhora contínua do desempenho dos fornecedores, pois, uma vez à disposição das empresas compradoras, essas informações tornam-se diferenciais na hora da escolha", explica André Balbe, executivo do Mercado Eletrônico.