O Procon-SP notificou nesta segunda-feira (27) as duas empresas que tiveram mais reclamações registradas por consumidores durante as compras da Black Friday, promoção feita pelo comércio online e presencial que acontece desde o início deste mês.
O Grupo Mercado Livre e o Grupo Magazine Luiza deverão prestar esclarecimentos sobre como se deu a oferta de uso de cupons de descontos durante a promoção – a aplicação, quantidade, valores e forma de uso desses cupons, que segundo os consumidores, apresentaram muitos problemas.
Também foram questionadas sobre os canais de atendimento disponibilizados para atendimento; sobre o uso de inteligência artificial; e sobre como serão solucionados problemas como aplicativos fora do ar e a não aplicação do desconto oferecido, entre outros.
Balanço de reclamações
O Procon-SP recebeu até o final da tarde de ontem, no geral, mais de 1.500 reclamações de consumidores que tiveram problemas em função de promoções relacionadas à Black Friday. A maior parte dos relatos refere-se à não entrega ou demora na entrega dos produtos, um total de 476 (30%). Outros dos principais problemas relatados foram: mudança de preço ao finalizar a compra (221); pedido cancelado após finalização da compra (201); maquiagem de desconto (193); produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado (135).
As redes sociais do Procon-SP totalizam 566 consultas sobre o tema.
Veja aqui: https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/Balanco-Black-Friday-25-11-17h.pdf