Mercado de prestadores de serviços cresce com ameaça à segurança digital e gestão de nuvem

0

O mercado de serviços gerenciados de TI (MSPs) tem sido uma das áreas mais promissoras nos últimos anos, e os números não mentem. Segundo um estudo recente realizado pela Canalys, o setor, que cresceu 12,7% em 2022, deve ter um aumento de 16% em 2023, atingindo a impressionante marca de US$ 419 bilhões de receita em todo o mundo. Com esse cenário, as previsões para 2024 são ainda mais otimistas.

Mas, afinal, o que tem impulsionado toda essa movimentação? De acordo com o levantamento, o crescimento é fortalecido pela capacidade única desses prestadores em expandir seus portfólios de serviços, adicionando novas ofertas sem substituir as existentes, ao contrário de outros setores, o que, consequentemente, contribui para a ampliação expressiva do faturamento.

Os MSPs atendem principalmente às pequenas e médias empresas (PMEs), e esse recorte é fundamental para compreender o cenário de desafios e oportunidades. A pesquisa mostrou três pilares estratégicos de negócios para os profissionais: infraestrutura/gestão/helpdesk (40%); serviços em nuvem (40%) e segurança (20%). Embora haja uma expectativa em relação ao incremento na área de segurança, por não representar a maior fatia do faturamento, as PMEs investem pouco nisso. Assim, entende-se que o boom financeiro para o mercado deve ficar por conta dos outros setores.

O foco de atuação é um reflexo dos obstáculos enfrentados como aumento da complexidade tecnológica, ataques cibernéticos crescentes, escassez de mão de obra especializada, expansão de dispositivos e usuários, adoção da nuvem e trabalho híbrido, e a crescente necessidade de conformidade. Dessa forma, os MSPs que se especializarem e tiverem condições de oferecer serviços para, pelo menos, um desses itens principais, certamente se posicionarão como parceiros estratégicos das empresas.

Quando voltamos a atenção exclusivamente ao mercado nacional, temos informações que podem direcionar o MSP brasileiro. Nesse sentido, a  ADDEE, empresa especialista em soluções de gestão de TI, realiza anualmente a 'Pesquisa ADDEE – Mercado MSP Brasileiro'. Os resultados levantados em 2023 mostram o amadurecimento do setor e as possibilidades de negócios alinhadas às tendências globais, ao mesmo tempo em que é possível identificar questões preocupantes em muitos cenários, sobretudo, no que diz respeito à segurança da informação.

Em relação à proteção de dados, o panorama atual de organizações que cumprem recomendações de backups periódicos ainda é alarmante. Segundo a Pesquisa ADDEE, apenas 29% dos MSPs brasileiros têm a maioria de seus clientes com serviços de Backup e Proteção de Dados efetivos. Esse número se torna ainda mais preocupante ao observar que quase 50% desses prestadores sequer oferecem o serviço de maneira estruturada.

Com isso, fica evidente a necessidade de investimento dos profissionais para ampliarem a oferta de soluções nessas áreas, bem como a conscientização por parte das empresas sobre a importância de incrementar o aporte para esses serviços. Muito além do que atender a uma demanda do mercado, garantir a integridade de dados estratégicos é imprescindível para a continuidade operacional de qualquer organização.

A perspectiva de crescimento para o próximo ciclo é altamente positiva e animadora. Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela ADDEE, mais de 66% das empresas enxergam grandes oportunidades de expansão e planejam aumentar seu faturamento neste ano, e apenas 5,5% preveem algum tipo de retração. A evolução digital tem gerado desafios e benefícios que intensificam a integração de sistemas tecnológicos nas organizações, aumentando a demanda por parceiros de TI com expertise, agilidade e confiabilidade.

O mercado de serviços gerenciados está experimentando um crescimento notável, impulsionado também pela demanda por serviços especializados em cibersegurança, infraestrutura em nuvem e outras tecnologias emergentes. Assim, cada vez mais, os profissionais estão desempenhando um papel fundamental ao ajudar as empresas a resolver desafios de TI, eliminar complexidades e fornecer resultados que impulsionam os negócios.

Rodrigo Gazola, CEO e fundador da ADDEE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.