7 questões essenciais para garantir o sucesso da nuvem na Black Friday

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Nesta sexta-feira,29, ocorrerá mais uma Black Friday data que pode ser um marco positivo nas vendas de muitas empresas, com tudo o sonho pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Em entrevista à TI Inside, José Roberto Rodrigues, Country Manager Brasil e Alliance Manager LATAM da Adistec, falou a respeito dos principais desafios impostos a nuvem durante um dos principais o períodos de compras.

De acordo com o executivo, embora existam desafios na adoção da tecnologia, uma das principais vantagens de se adotar a Nuvem é justamente a flexibilidade de se reduzir o uso de poder computacional em momentos que a demanda não justifica. Sempre que existe o aumento de acessos, como é o caso da Black Friday, aumentam-se os recursos, ao reduzir a demanda, reduz-se o uso da capacidade computacional. Isso diminui os custos operacionais e gera economia de energia, uma vez que facilita e agiliza a gestão no caso de inserção ou exclusão de usuários e demandas no sistema.

Pensando no uso consciente da tecnologia, Rodrigues respondeu X questões a respeito das melhores práticas para garantir que a Nuvem funcione durante esse período:

Que métricas as empresas devem monitorar para ajustar a demanda em tempo real?

Na cultura atual de alto consumo da internet, tudo se resume à velocidade. Se os usuários que estão acessando as lojas online em momentos de pico de compras como a Black Friday não puderem acessar algo de forma rápida e contínua, provavelmente esses consumidores irão para outro lugar e encontrarão uma fonte melhor de compras. Nesse contexto, a análise em tempo real dos dados na web e em aplicativos móveis é imprescindível para fazer ajustes, realizar correções ou implementar melhorias de acordo com os objetivos de negócios. Portanto, as principais métricas a serem monitoradas para medir o desempenho da nuvem inclui: agilidade, flexibilidade, disponibilidade, latência, economia e eficiência. Essas métricas permitem aos gestores de infraestrutura de redes ter a visibilidade do que está acontecendo com os recursos e serviços do provedor. Atualmente existem uma série de plataformas capazes de apoiar a gestão e medir indicativos de instâncias de computação, capacidade de armazenamento, balanceadores de cargas, bancos de dados, taxas de erro, taxas de transferência entre outros índices. De qualquer forma, independente das métricas a serem monitoradas para uma adoção de cloud eficiente é importante que os gestores planejem e ponderem com cuidado todos os prós e contras da tecnologia.

Quais são as melhores práticas para escalar a infraestrutura de cloud de forma eficiente?

As melhores práticas para o escalonamento de nuvem devem sempre considerar a necessidade e os objetivos do projeto, modelo de negócio, natureza da aplicação e padrão de uso. O escalonamento pode ser horizontal (adição de mais instâncias) ou vertical (adição de mais capacidade em uma única instância). No caso da Black Friday, onde as aplicações precisam escalar rapidamente em resposta aos picos de tráfego, a escalabilidade horizontal é frequentemente a mais indicada. Existem no mercado uma série de ferramentas para automatizar esse processo de escalonamento (auto-scaling) e obter uma gestão eficiente da Nuvem. A automação é necessária para a correta tomada de decisão, ao avaliar se há necessidade de contratar serviços gerenciados do próprio provedor da nuvem ou de um terceiro (managed service provider). A terceirização da gestão de nuvem é indicada para que a equipe de TI possa ficar com tempo mais livre para atuar de maneira focada nos resultados da operação.

Como evitar sobrecarga nos servidores em períodos de pico de acessos?

São várias as medidas que podem ser utilizadas para o balanceamento de carga e sucesso da operação em momentos de pico de acessos. Além da escalabilidade automática (auto-scaling), que permite adicionar ou remover recursos conforme a demanda, os balanceadores de carga estão entre os principais recursos aplicados para se distribuir o tráfego de dados de forma equilibrada entre diferentes servidores. Essas condutas atuando em conjunto com outras práticas, como a implementação de caching para armazenar dados frequentemente acessados e reduzir o processamento nos servidores de backend e o monitoramento proativo do uso de carga para antecipar problemas (incluindo o reforço na segurança da informação) costumam entregar excelentes resultados em uma aplicação de Cloud. O desacoplamento de serviços (provisionamento de atividades críticas do sistema de forma independente) também é considerado uma técnica eficiente que traz agilidade ao processo, eliminando a necessidade de escalar todos os aplicativos juntos, otimizando o tempo e a integridade do sistema.

Como a integração entre cloud e sistemas locais pode ser otimizada para o aumento de demanda?

A combinação de diferentes tecnologias é uma estratégia inteligente para as empresas, pois ajuda a criar uma infraestrutura robusta e flexível, capaz de responder rapidamente às mudanças na demanda e garantir a continuidade dos negócios. Um sistema híbrido, com Cloud e Colocation, possibilita que os dados e aplicações mais críticos permaneçam on-premises, enquanto outros serviços menos críticos podem ser escalados na nuvem conforme necessário. Alguns cuidados precisam ser tomados, como a adoção de ferramentas de automação e orquestração para gerenciar a integração de forma eficiente, ter todas as integrações em conformidade com as políticas de segurança e regulamentos da empresa, e, claro, ter um fornecedor de nuvem que assegure a estabilidade da conexão, com baixa latência e capacidade de trabalhar com um grande volume de dados – algo essencial quando se possui servidores que estão fora do ambiente físico da companhia.

Que tipos de soluções em nuvem são mais indicadas para um e-commerce de grande porte?

Ao considerar soluções em nuvem para um e-commerce de grande porte, é essencial focar em opções que ofereçam escalabilidade, segurança, desempenho e integração eficiente. A empresa pode implementar, por exemplo, um ambiente de nuvem híbrida (privada e pública) onde os dados de backup podem estar em uma nuvem pública, mas os dados vitais e mais sensíveis da operação possam estar na cloud privada. Essas diferentes aplicações de cloud permitem o acesso de qualquer lugar e a qualquer tempo, facilitando a gestão do negócio, e também a escalabilidade rápida em momentos de picos de vendas com retorno ao desenho original, sem o prejuízo de uma estrutura ociosa à espera de novo pico na carga de trabalho.

Como projetar o uso de cloud baseado nos resultados esperados das campanhas?

É importante, antes de mais nada, alinhar o uso da nuvem com os objetivos de negócios que se espera atingir. Neste cenário, o planejamento é a melhor estratégia para o bom desempenho de qualquer projeto de nuvem. Avaliar e medir os resultados das campanhas com base na definição de metas claras de vendas, geração de leads, taxas de engajamento dos clientes, monitoramento da concorrência, e outras métricas de desempenho são bons indicativos para projetar o melhor ambiente de cloud. Tendo bem claro onde se espera chegar fica mais fácil elaborar um checklist com todas as atividades para suportar a operação. Fazer um planejamento detalhado sobre a capacidade da largura de banda e serviços de rede, testes de carga antes do lançamento, ferramentas de monitoramento para acompanhar os resultados durante a campanha, sistemas de segurança e conformidade para proteger não só meu negócio como também os dados dos clientes é o melhor caminho para o sucesso de uma campanha de e-commerce.

Quais são os principais desafios de escalabilidade na nuvem durante eventos como a Black Friday?

Eventos de alta demanda requerem uma preparação cuidadosa e uma estratégia robusta. Manter um desempenho consistente e baixa latência é essencial para uma boa experiência do usuário a qualquer momento, mas o pico de acessos pode congestionar a rede, daí a necessidade de se investir em disponibilidade e redundância para evitar downtime. O auto-scalling para escalonar rapidamente os recursos de cloud é importante, porém é preciso um trabalho de preparação anterior, com análise de histórico de vendas ou campanhas para planejar a capacidade de nuvem, realizar testes de carga e de integração dos sistemas (ERP, CRM, plataformas de pagamento) para evitar falhas e atrasos que afetem o cliente e possam resultar em perda de vendas. Outro ponto essencial está na escolha do fornecedor de nuvem, pois ter uma equipe de suporte disponível 24×7 e ferramentas de monitoramento para identificar e resolver problemas em tempo real é crucial durante eventos como a Black Friday.

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