A Megalink, provedor de serviços de internet do Espírito Santo, vem crescendo e expandindo sua atuação para outros estados – em particular, o sul da Bahia e o leste de Minas Gerais. E para atender à demanda de seus clientes por capacidades de transmissão cada vez maiores, a empresa investiu na construção de uma rede de fibra óptica robusta, baseada em tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) e em soluções da Padtec.
"Construímos uma rede óptica própria para atender nossos clientes, tanto residenciais como corporativos e de governo. Com o tempo, passamos a fornecer links também para outros provedores de serviços, que precisavam atender às demandas de seus usuários", conta Junior Sirtoli, sócio-diretor da Megalink. "Essa expansão gerou a necessidade de investir em um backbone mais robusto, que hoje está conectado a todas as operadoras de telecom e a todos os data centers instalados no Rio de Janeiro e em São Paulo", acrescenta.
Para isso, a Megalink adquiriu uma solução completa da Padtec, que inclui multiplexadores, amplificadores e transponders de última geração, como os modelos TM 800G e TMD400G, com canais expressos de até 400 Gb/s, somando uma capacidade de transmissão de 4,8 Tb/s. No total, foram iluminados 950 quilômetros de rede óptica, conectando várias cidades entre Linhares e Vitória, no Espírito Santo, e também as capitais Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). "Com esse investimento, a Megalink passa a ter sua rede redundante na interligação entre Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o que dá mais confiabilidade e robustez ao seu sistema", enfatiza Junior Sirtoli.
Com esse foco, a Padtec forneceu também placas OTDR (Optical Time-Domain Reflectometer) para o monitoramento remoto contínuo, de forma automática, de pontos específicos da rede da Megalink. "A solução OTDR permite a rápida identificação de falhas em redes ópticas de longas distâncias. Com a adição desse recurso em uma solução DWDM completa, a Megalink dispõe de uma rede de alta disponibilidade e confiabilidade, preparada para atender às demandas dos usuários por serviços de internet de qualidade elevada", explica Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec.