Tribunal Europeu protege internautas que compartilham arquivos na web

0

Os provedores de acesso à internet dos países da União Européia podem se recusar a fornecer os nomes e identificação dos usuários dos seus serviços que compartilham arquivos na internet em julgamentos de casos civis, segundo informou nesta terça-feira (29/1) o Tribunal de Justiça Europeu. O anúncio representa um duro golpe para os detentores de direitos autorais que tentam combater a pirataria digital.

O Tribunal de Justiça Europeu tomou essa decisão durante o julgamento de uma disputa envolvendo a associação espanhola dos proprietários de direitos autorais, a Promusicae, e a Telefónica. A operadora espanhola argumenta que, de acordo com as normas européias, a empresa só é obrigada a revelar a identidade de seus clientes de acesso em banda larga em casos de ações criminais e penais, não em ações civis
.
O tribunal apoiou a operadora espanhola, dizendo que a proteção dos direitos de autor não deve prejudicar a proteção das informações pessoais, segundo comunicado do órgão europeu. ?O direito de autor não impõe aos estados-membros [da União Européia] a obrigação, com vista a assegurar a proteção efetiva do direito de autor, de divulgar os dados de caráter pessoal num quadro de processo civil?, acrescenta o mesmo comunicado.

A associação espanhola pretendia obter os dados dos usuários do software para troca de arquivos de músicas Kazaa para apresentar queixas contra todos os que compartilham arquivos protegidos por direitos autorais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.