Google Brasil permaneceu em primeiro entre os buscadores mais utilizados no país, registrando 93,74% de participação nas buscas realizadas no período de 4 semanas terminado em 28 de dezembro de 2013, de acordo com dados da Hitwise, ferramenta líder de inteligência em marketing digital da Serasa Experian.
Em dezembro de 2013, o buscador Google Brasil foi a maior fonte de visitas para a categoria Compras e Classificados (que agrega sites de e-commerce), sendo responsável por 33,06% do tráfego que a categoria recebeu a partir de outros sites no mês do Natal.
Em segundo lugar em participação nas buscas no país no mesmo período está o Google.com, com 2,42%, seguido de Ask Brasil, com 1,57%, e Bing Brasil, com 1,28% da preferência dos usuários.
Somando-se todos os domínios do Google entre os top 10 buscadores mais utilizados no Brasil, o buscador atinge 96,17% de participação no mesmo período de 4 semanas terminadas em 28 de dezembro. Já o Bing.com e Bing Brasil têm, juntos, 1,33% da participação de buscas no período.
O Yahoo.com está em quinto lugar dentre os buscadores mais utilizados, com 0,54% de participação de buscas nas 4 semanas terminadas em 28 de dezembro de 2013. Ainda dentre os top 10 buscadores mais usados no Brasil no período estão Yahoo! Brasil (0,37%), Bing.com (0,05%), Google Reino Unido (0,01%), Google França (0,004%) e Google Canadá (0,003%).
Buscas contendo uma palavra são maioria
As buscas contendo uma palavra corresponderam a 28,07% do total no período de 4 semanas terminadas em 28 de dezembro de 2013, seguidas por buscas que continham duas palavras, com 21,18%, e três palavras, 18,21%. Termos com quatro palavras somaram 11,75% do total, enquanto aqueles contendo cinco palavras totalizaram 8,36%.
Considerando as buscas relacionadas a produtos que mais geraram visitas para a categoria Compras e Classificados, destaque para eletrônicos – 6 dos 10 principais termos foram relacionados a aparelhos como "tablet", "xbox 360"e"celulares".
clique para ampliar