Boas Práticas Regulatórias podem auxiliar a administração pública federal, diz KPMG

0

A implementação de metodologias e a adoção de Boas Práticas Regulatórias representam desafios para a estrutura da administração pública federal, sendo a Análise de Impacto Regulatório (AIR) um processo de avaliação relevante nesse sentido ao verificar potenciais efeitos e consequências de propostas regulatórias para a sociedade.

Além disso, tornar o relatório de AIR compreensível para seus diversos stakeholders e garantir a transparência dos resultados exigem competência e recursos por parte das equipes responsáveis nas análises. Essas são as principais conclusões do estudo "Impactos regulatórios: análise de razoabilidade e suas implicações", conduzido pela KPMG do Brasil.

O conteúdo destacou ainda que não há uma maneira universal para mensurar e avaliar os impactos e a formulação de soluções. No entanto, a escolha de profissionais capacitados para a abordagem de cada metodologia é prioridade. Em seguida, é realizada uma ampla pesquisa de boas práticas nacionais e internacionais relacionadas à regulação do tema, comparando modelos e analisando casos concretos de AIR.

"É importante ressaltar que houve avanços nos últimos cinco anos na busca pelo aprimoramento das práticas regulatórias, com a publicação de legislação específica. No Brasil, as agências reguladoras e os ministérios disponibilizam roteiros e calculadoras com o passo a passo da aplicação de determinadas metodologias, buscando facilitar o entendimento pelas organizações. No entanto, é indispensável a alocação de equipes treinadas e experientes para garantir a qualidade dos dados e análises do relatório", afirma Gabrielle Hernandes, sócia-diretora de Regulatório e Advisory Innovation & Transformation Office da KPMG no Brasil.

De acordo com a publicação, o trabalho de análise de impacto ainda não foi totalmente integrado às agências e aos órgãos da administração pública. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostra que o Brasil requer uma "segunda geração" de governança regulatória para promover a atuação sinérgica e intersetorial das instituições.

"Outro ponto importante é a implementação de um trabalho que busque revisitar o atual arcabouço regulatório nacional para avaliar se os objetivos buscados com a implementação das premissas adotadas foram atingidos e se ainda são desejados. Dessa forma, será possível promover eventuais revisões e ações de desregulamentação para remover barreiras à ampliação da entrada e da participação de novos entrantes no mercado brasileiro", diz Marcelo Ribeiro, sócio-líder de Regulatório em Consultoria da KPMG no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.