Interior de São Paulo ganha laboratório de alta tecnologia

0

Depois de conquistar a homologação de Agente Softex, a Apeti (Associação de Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação), sediada em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, inaugurou nesta quinta-feira (29/3) o primeiro laboratório de alta tecnologia da região, o Laboratório Apeti. Para montar a estrutura do laboratório, a associação contou com o apoio da Fatec (Faculdade de Tecnologia de Rio Preto) e da Empro (Empresa Municipal de Processamento de Dados). A faculdade ofereceu o local para a instalação do laboratório e a Empro, 15 microcomputadores, em regime de comodato.

A Apeti também conseguiu o patrocínio de importantes empresas multinacionais do setor de TI, como a AMD, que cedeu 15 processadores de alto desempenho. A fabricante de chips entregou nove processadores Athlon 64 4000+, dois Athlon 64 X2 4800 e quatro Athlon 64 FX 57. Já a Microsoft disponibilizou um pacote completo de softwares de desenvolvimento e sistemas operacionais. O total de investimentos é da ordem de R$ 200 mil, segundo Gilberto Peres Mariano, presidente da entidade.

"Estamos vendo os resultados de muito trabalho", conta Mariano, referindo-se a outras iniciativas, como a criação, em janeiro, do Centro Incubador de Empresas de Rio Preto e o início da implantação do Centro de Inovação Tecnológica, que funcionará na unidade do Senac na cidade, sob a bandeira da Microsoft.

O objetivo da iniciativa é criar uma infra-estrutura própria para treinamentos, cursos e palestras técnicas para as empresas e profissionais associados, bem como para os programas de pesquisa e de inclusão digital, outro objetivo da associação. "O laboratório é um ambiente onde poderão ser realizadas pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de expandir a capacidade de produção tecnológica no município", declara Susélide Tenani, diretora-presidente da Empro. "Como empresa de tecnologia do município, a Empro tem o dever de incentivar e apoiar o crescimento do setor na cidade e região", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.